Todo motorista sabe que o motor é o coração do veículo. Principal responsável por fazer todo o maquinário de qualquer veículo funcionar, o motor, quando em condições adequadas, exige manutenção em períodos anuais ou, para os que rodam muito, a cada 10 mil quilômetros.
Porém, além da troca de óleo e do filtro de ar, o motor do seu carro também precisa que você atente-se a outras peças que fazem parte de sua composição. Por isso, no artigo de hoje separamos seis dicas importantíssimas para aumentar a vida útil do seu motor e evitar aqueles incômodos imprevistos na estrada.
1- Troque a Correia Dentada
Responsável pelo controle do eixo-comando, que garante a abertura das válvulas e o sincronismo delas com o funcionamento do pistões nos cilindros, a correia dentada do motor deve ser trocada sempre conforme a indicação do fabricante do veículo, que pode ser encontrada no manual do proprietário.
Em caso de troca devido ao alto desgaste da peça, é recomendável que você troque também todas as peças que compõem o conjunto de sincronização. Isso porque, neste caso, o desgaste da correia dentada pode ter sido ocasionado por outros componentes do conjunto.
2 – Respeite a Vida Útil das Velas
Peça quase que esquecida por muita gente, as velas são fundamentais para o funcionamento de um carro pois elas produzem a fagulha inicial para dar a partida no motor. Por isso, para não ficar na mão quando menos esperar, é recomendável que você troque a vela periodicamente.
Alguns fabricantes recomendam a troca a cada 10 mil quilômetros. Contudo, por via das dúvidas, confira no manual do proprietário de seu veículo o tempo de uso recomendado pelo fabricante para realizar a troca desta peça. Para quem deseja extrair o máximo de performance do veículo, você pode trocar a vela de ignição por um modelo especial, feito de platina ou irídio.
3 – Fique de olho nas mangueiras
As mangueiras, e os outros componentes de borracha presentes no cofre do motor, envelhecem com o tempo e devem ser checados sempre que possível. Mesmo a vida útil desses componentes ser de cinco anos, é bom sempre verifica-los pois eles podem ressecar e criar fissuras com o tempo.
4 – Limpe os Bicos Injetores
Se o seu veículo tem dificuldades para dar a partida ou está com um consumo elevado de combustível, pode ser que seja necessário limpar os bicos injetores. Para ter certeza, você pode ir em um mecânico de sua confiança e fazer o diagnóstico com um equipamento especial que é capaz de medir a quantidade de combustível injetado. Se houver diferença entre os injetores, será preciso fazer uma equalização.
5 – Escolha o Tipo correto do Óleo do Motor
Você já deve ter percebido que existem inúmeras marcas e tipos de óleos lubrificantes para motor. Por mais que o frentista tente recomendar aquela marca mais cara na hora que você pede para ele verificar a vareta do motor, sempre respeite o tipo de óleo indicado no manual do proprietário do seu veículo.
Isso porque, por mais que seja mais caro ou de uma qualidade “premium”, o óleo pode não ser o recomendado por questões como nível de viscosidade e composição, que pode variar entre mineral, semissintético e sintético.
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Por: Pedro Victor