Controle Financeiro: Saiba como controlar o seu dinheiro (e não deixar que aconteça o contrário)

Dinheiro não traz felicidade, mas manda buscar, comprar aquela cervejinha gelada, permitir o financiamento do carro dos sonhos e até da casa própria. Na contramão, quando não bem administrado, o dinheiro pode causar muita dor de cabeça. Infelizmente a maior parte de nós só aprendemos a lidar com o dinheiro com os erros e, mesmo assim, ainda há insegurança e muito que aprender. Neste artigo trouxemos algumas dicas de como é possível ter controle sobre sua vida financeira e tomar decisões mais assertivas para realização dos seus sonhos.

 

Controle financeiro: Anote tudo relacionado ao seu dinheiro

O primeiro passo é saber exatamente suas receitas (quanto dinheiro é recebido) e suas despesas (quanto dinheiro é gasto) para não permitir que você esteja gastando mais do que ganhando, se não a conta não fecha.

Nessa planilha, seus gastos devem ser divididos entre essenciais e supérfluos. Nos gastos essenciais temos: aluguel, condomínio, água, luz e alimentação, por exemplo. Enquanto nos gastos supérfluos entram itens como: comprar roupas, refeições fora de casa e a grana do happy hour. Na criação e preenchimento da planilha é preciso realmente dar atenção ao que não se vive sem.

​Se você não se sentir à vontade para criar sua própria planilha, existem alguns modelos disponíveis na internet que você pode personalizar para caber certinho na sua vida.

​A planilha é o primeiro momento para controle dos gastos, ela nos ajuda a visualizar quais são e onde podemos cortar ou reduzir. Talvez um plano de televisão a cabo um pouco menor, ou um orçamento limite para gastar nos happy hours, por exemplo. As contas de consumo, como telefone, luz e gás, também podem ser reduzidas se hábitos forem mudados.

 

Mantenha a organização da planilha para ter o controle financeiro

Depois de conseguir visualizar os caminhos do seu dinheiro e se as finanças estão equilibradas (ou não), você pode planejar sua vida financeira, mas é preciso continuar com a planilha. É a ela que você recorrerá sempre que acreditar que precisa comprar algo, para saber se é possível e qual a melhor forma de pagamento a se usar. Por isso, o ideal é não usar seu cartão (seja no crédito ou no débito) sem que isso seja documentado em sua planilha.

​Uma técnica que pode te ajudar a enxergar sua planilha como sua aliada é estabelecer metas de gastos para cada categoria do orçamento (principalmente para os supérfluos) e, com esses valores estabelecidos, você pode ter também uma previsão de quanto terá disponível para investimento (e aqui pode ser uma reserva de emergência, um seguro de vida ou até uma previdência privada).

O objetivo não é tirar tudo o que te faz feliz, ok? Mas sim sugerir alternativas que te aproximem da organização financeira e te ajuda a priorizar o que é mais importante. Por exemplo, você pode caminhar no parque (de máscara) ou treinar em casa, em vez de pagar academia (se não existirem questões de saúde aqui, claro). Ou que tal encontrar os amigos em casa e cozinhar ao invés de sair para comer?

 

Tenho dívidas, e agora?

Quem está endividado precisa ter como prioridade acabar com os débitos em aberto. Um ponto importante: é preciso quitar suas dívidas para, a partir daí, poder investir e de fato parar de suar toda vez que pensa em dinheiro, reserva de emergência ou previdência privada. Se você estiver com dívidas relacionadas a cartão de crédito ou crediário de lojas, você sempre pode tentar negociações através da própria empresa/financeira, ou procurar empresas especializadas em negociações para te ajudar.

 

E se minha dívida for um financiamento?

Outra dívida que ajuda muito na aquisição de bens, mas pode tirar o sono são os financiamentos. Se você tem um financiamento em seu nome e gostaria de saber se está tudo certo com os valores sendo pagos, juros ou gostaria de renegociar, existem alguns serviços que podem te ajudar.

​O serviço de negociação de juros abusivos analisa os juros inseridos nas parcelas em atraso e o contrato de financiamento, eliminando cobranças irregulares e reduzindo o valor das parcelas restantes de seu acordo para um montante que seja justo e livre de abusividades. Outra possibilidade é o serviço de Acordo Quitativo. Esse serviço acontece de forma semelhante à Negociação de Juros Abusivos; o contrato também é analisado com intuito de eliminar quaisquer cobranças que sejam efetuadas de forma irregular nas parcelas e, além disto, firmar um novo acordo de pagamento para a Quitação do seu Financiamento.

Os dois serviços citados acima são oferecidos pela B&G, você pode saber mais clicando aqui.

 

 

Firme, forte e pesquisando preços!

Tendo a planilha ao seu lado e as dívidas sob controle, a melhor maneira de continuar caminhando bem para sua saúde financeira é prestar bastante atenção nas próximas aquisições. Desejou ou precisa de algo? A planilha permite? Agora é pesquisar preços.

​Considerando as compras pela internet, comparar os preços e pesquisar nos sites de busca, pode fazer você economizar até 50% com o mesmo produto (só preste bastante atenção ao valor do frete). Outro fator que pode nos ajudar é que alguns sites de busca tornam possível ver o histórico de preço da mercadoria, assim é possível evitar que você caia em falsas “ofertas por tempo limitado”.

​Se estiver nas compras em lojas físicas, pedir desconto é uma atitude simples que pode funcionar. Além de que, se for possível uma compra com dinheiro em espécie, você tem ainda mais poder como consumidor para pleitear descontos e se livra de juros de parcelamentos e cartões. Novas dívidas? Não queremos!

Encontre a melhor maneira para seu estilo de vida!

Achou a ideia da planilha antiquada? Sem problemas, tem diversos aplicativos disponíveis para download gratuito que podem e vão te ajudar a ter o controle na palma da sua mão. O importante é começar a anotar seus gastos para reduzir onde for possível, negociar o que for necessário e dar início a uma vida financeira que te traga maior qualidade de vida.

Navegação por tópicos

O que achou deste conteúdo?
5/5
cropped-Logo-BG_site-1.png

A B&G Soluções nasceu com o propósito de promover o melhor atendimento, a melhor negociação e o melhor acordo para nossos clientes. Buscamos identificar e remover possíveis taxas indevidas e valores abusivos em contratos e cobranças de parcelas em atraso.

Ⓒ 2021 – Todos os direitos reservados a B&G Soluções| CNPJ: 35.100.045/0001-12