Qualquer pagamento deverá ser realizado diretamente no CNPJ da empresa ou através de link enviado pela mesma, não haverá cobrança em nome de pessoa física, advogado ou CNPJ diverso.

Financiamento na Terceira Idade

Financiamento na Terceira Idade: Muitas pessoas não sabem, mas existe um limite de idade para o financiamento imobiliário. Portanto, quem quer comprar um apartamento por meio de financiamento precisa estar atento. Embora o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponte que a expectativa de vida da população da população ampliada ampliou (atualmente 76 anos), a idade ainda é o fator decisivo para a aprovação de empréstimos.

 

O aposentado pode financiar um imóvel?

Sim, os aposentados podem financiar propriedades, porque nem só os jovens têm esse desejo. Para o público a partir de 60 anos, seja para compra de casa nova ou usada, há uma linha de crédito disponível para compra. Esse dinheiro é fornecido por instituições, bancos públicos e privados. Portanto, os imóveis podem ser usados ​​para fins residenciais ou comerciais. No entanto, esses valores são liberados apenas quando o cliente não tem nenhuma restrição de crédito e tem renda suficiente para pagar.

O que muda para pessoas com mais idade na hora de contratar um financiamento?

Pessoas de qualquer idade precisar comprar um seguro residencial ao fazer o financiamento. Ele garantirá a quitação da dívida do segurado. Sendo assim, quando uma pessoa com mais idade financeira um imóvel e contrata o seguro, inevitavelmente acaba pagando taxas mais altas, já que a seguradora conclui que uma probabilidade de sinistro é maior por haverem maiores riscos de invalidez permanente ou morte.

 

As seguradoras acreditam, inclusive, que a possibilidade de redução das fontes de receita é grande, pois aumentam os gastos com saúde dessa faixa etária e os recursos que ficam para outras áreas são reduzidos.

 

Mas uma coisa que precisa ficar clara é: De acordo com a Resolução CNSP nº 205 do Órgão Regulador de Seguros Privados, pois as instituições financeiras devem aceitar a cobertura desses clientes, cuja idade acrescida do tempo de financiamento é de até 80 anos e 6 meses. Vale ressaltar que os contratos de seguro conforme o período de financiamento.

 

As pessoas de mais idade precisam comprovar uma renda maior?

 

Como em todos os casos, as instituições financeiras que o solicitante comprove capacidade de pagamento das prestações que vai assumir. Portanto, os idosos acabam tendo que comprovar ganhos mensais maiores, mesmo quando se trata de imóveis semelhantes, já que o valor da parcela será mais alto. A maioria dos bancos exige que o comprador comprometa, no máximo, 25% de sua renda familiar.

 

Como funciona o financiamento de imóveis para aposentados?

 

  • Prazos: Normalmente, uma agência distribuída 80% do valor do imóvel residencial por até 35 anos. Porém, o prazo é um pouco diferente para aposentados com mais de 60 anos, atingindo o limite máximo de financiamento de até 20 anos. Agora, se você tiver mais de 70 anos, o tempo de financiamento será reduzido para 10 anos.
  • Juros: A taxa de juros de financiamento da casa própria é baseada no IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), que mede a Informação oficial do país, além disso existe a TR (Referência), que é um pouco mais alta. Porém, há bancos cobrando juros mais baixos. Por isso, é importante pesquisar e avaliar qual compensa mais.
  • Condições de Parcelamento: O Programa Casa Verde e Amarela (antigo Minha Casa Minha Vida), do Governo Federal, tem parcerias com os estados e municípios para proporcionar o direito à moradia às famílias com diferentes rendas salariais. Assim, quem for financiar um imóvel deve seguir o critério quanto ao valor máximo de renda e número das parcelas a serem feitas. Estas não podem exceder 30% da renda mensal do contratante ou, como dissemos anteriormente, 25% no caso dos idosos.
  • Algumas informações: Uma vez que as pessoas unam a renda familiar, elas terão mais oportunidades para a compra de uma casa ou apartamento, pois as taxas de juros são bem atrativas e personalizadas de acordo com o montante.
    • Entram na aquisição os imóveis rurais que se localizam dentro da cidade ou não, construção ou compra de terrenos. Antes de se decidir, compare as condições oferecidas por cada instituição para adquirir um financiamento de imóveis para aposentados. Afinal, há muitas propostas no mercado que devem ser avaliadas com cuidado.
  • FGTS: O comprador pode usar os recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) como entrada. Isso fará com que haja um abatimento no montante a ser financiado, o que reduzirá o valor das parcelas.
  • Composição de renda: Quando se opta por adquirir um imóvel com outra pessoa, é possível compor a renda. Assim, são consideradas as fontes de renda de ambos e as chances do financiamento ser aprovado aumentam consideravelmente, sendo esta uma ótima alternativa para a compra do tão sonhado imóvel.
    • Porém, vale destacar que, no cálculo das condições do contrato, sempre será considerada a idade do comprador com mais idade — então, esse limite seguirá como um fator determinante. Assim, o recomendável é sempre avaliar as condições com muito cuidado para que, no futuro, você não seja surpreendido com valores que não consegue pagar.

Agora que você conhece o limite de idade para o financiamento de imóveis, não demore a comprar um apartamento. Lembre-se de que quanto mais cedo a transação concluída e quanto mais longo o período, menor será a taxa de juros. Se necessário, use como entrada sua poupança ou FGTS, o que reduzir o valor da parcela. E, para aumentar as chances de financiamento aprovado, selecione a composição da receita.

 

Lembre-se, financiamento é a diferença entre a entrada e o preço do imóvel. Para saber exatamente quanto você tem que pagar para fazer o parcelamento caber no seu bolso, peça à instituição financeira para fazer algumas simulações.

 

Se você já possui um financiamento e acredita que esta pagando juros abusivos fale com um de nossos especialistas.

Navegação por tópicos

O que achou deste conteúdo?
5/5
cropped-Logo-BG_site-1.png

A B&G Soluções nasceu com o propósito de promover o melhor atendimento, a melhor negociação e o melhor acordo para nossos clientes. Buscamos identificar e remover possíveis taxas indevidas e valores abusivos em contratos e cobranças de parcelas em atraso.

Ⓒ 2021 – Todos os direitos reservados a B&G Soluções| CNPJ: 35.100.045/0001-12

B&G Soluções
Online

Olá, tudo bem? Que tal realizar agora uma análise gratuita do seu contrato de financiamento? Você pode estar pagando juros excessivos sem saber.