Financiamento imobiliário: Saiba como pagar menos juros e amortizar valores: São biliões como pessoas que realizam a compra de imóveis sem recorrer a um financiamento imobiliário, ferramenta que torna esse sonho possível para a maioria.
De forma geral, além da longa lista de documentos e da burocracia para conseguir o financiamento, o prazo de pagamento tende a ser longo. Nós já falamos sobre prazos de financiamento aqui no blog, para ler é só clicar aqui: Existe melhor idade para comprar um imóvel?
Para reduzir o valor da dívida original, existem algumas políticas, a pessoa pode antecipar as parcelas, por exemplo. Descubra como condições para amortizar o pagamento e pagar menos.
Financiamento imobiliário: Saiba como pagar menos juros e amortizar valores
Afinal, o que é amortização?
Muito aproveitado por quem recebe um dinheiro extra (férias e décimo terceiro também) e reduzir os juros que paga nas prestações, a amortização é comum principalmente no financiamento imobiliário. Amortizar financiamentos significa pagar parcial ou totalmente o saldo devedor , em outras palavras, antecipar como parcelas para reduzir o valor original da dívida.
No caso de um financiamento imobiliário, exemplo mais comum de se aplicar uma amortização, geralmente composta por valor principal (amortização e juros) e encargos acessórios (taxa de administração e seguros).
O juro é o custo do dinheiro, a remuneração que você paga para usar um capital que não é seu. As taxas e seguros são encargos que tornam uma operação viável para a instituição financeira. Você pode saber um pouco mais sobre os juros lendo nosso artigo: Entendendo os juros de financiamento: Quais são e como funcionam.
Como amortizar financiamento: passo a passo
Quando você faz um financiamento, é determinado, em contrato, um valor para cada parcela, assim como a quantidade de parcelas e como condições de pagamento, com os respectivos prazos. Ao amortizar financiamento, o consumidor pode reduzir o prazo restante. Com isso, seria possível manter os valores das parcelas a serem quitadas. Ainda há possibilidade de reduzir o valor das prestações e seguir com o prazo de financiamento.
O primeiro passo é calcular o que vale mais a pena para a sua situação, método SAC ou Price? Acompanhe as dicas:
1. Escolha o método: SAC ou Preço?
Nos financiamentos imobiliários, o mais comum é o método SAC. Nele, pois parcelas vão diminuindo de valor conforme a dívida é paga. A amortização é constante: todos os meses, você abate o mesmo valor da dívida total. A diferença no valor das parcelas se dá pela queda de juros. Como o gasto com juros é menor, essa modalidade tende a ser mais vantajosa para o longo prazo.
Já o método Price apresenta um sistema de amortização com parcelas fixas, porém mais altas do que o método SAC. É um sistema que costuma ser usado com mais frequência em outras modalidades de financiamento, incluindo os financiamentos de eletrodomésticos. Dessa maneira, os juros são calculados de forma antecipada, e distribuída igualmente ao longo das parcelas.
2. Considere a utilização do FGTS
Também faz parte do planejamento da amortização a decisão sobre o uso do saldo que você possui no FGTS, caso trabalhado no regime de carteira assinada. Não são todas as hipóteses e modalidades que permite o uso do FGTS para amortização, por isso você precisa consultar a instituição financeira e calcular se vale a pena para o seu caso.
Você pode saber um pouco mais sobre o uso do FGTS lendo nosso artigo: Veja como usar o FGTS a seu favor para financiar um imóvel.
3. Calcule todas as taxas
Antes de qualquer decisão, você precisa se informar sobre as taxas cobradas pelas bancos ou instituições para realizar a amortização. Caso o processo se torne caro demais, talvez valha a pena manter como parcelas como estão hoje. Solicite um documento detalhado ao seu gerente, com projeções para cada possibilidade.
4. Comunique a decisão ao banco
Com a decisão, basta procurar o banco no qual você realizou o financiamento com os documentos em mãos, para comunicar a decisão pela amortização do financiamento. Cada instituição financeira possui prazos específicos para dar andamento ao processo, e cabe a você se informar – e cobrar – no momento da amortização.
Agora se você financiou um apartamento recentemente e está pagando muito caro nas prestações, temos uma dica excelente para você. Acesse o nosso site oficial clicando aqui e faça uma simulação gratuita para descobrir se existem abusividades no seu contrato.
Muita gente não sabe, mas como empresas de financiamento costumam incluir valores indevidos que são diluídos nas parcelas do financiamento como Taxas Irregulares e Juros Abusivos justamente para o cliente não perceber que está pagando por algo que não desviar. Contudo, a inclusão dessas cobranças é ilegal e esses valores tanto podem como devem ser excluídos do acordo de financiamento.
Nós exigimos a exclusão das Taxas Irregulares e dos valores de Juros Abusivos e ainda solicitamos a compensação dessas cobranças em forma de desconto nos valores restantes, permitindo você Quitar o Financiamento pelo menor valor. Portanto, não perca mais tempo! Entre em contato agora mesmo os nossos serviços acessando nosso site oficial clicando aqui.