Falar sobre endividamento infelizmente ainda é um grande tabu brasileiro. Muitos sentem receio ou até mesmo vergonha em pedir ajuda para sair desse momento de aperto financeiro. Mas a B&G vai contra a maré e hoje dará dicas que podem ajudar você a sair ou evitar o endividamento.
Se você está sentindo isso na pele vale muito a pena conferir nosso artigo de hoje. Iremos abordar esse assunto e mostrar que não existe motivo algum para se sentir engonhado, qualquer um que não tenha um bom planejamento financeiro está à mercê dessa situação.
Inflação agrava endividamento enquanto bancos só lucram
Um dos maiores inimigos nesse momento são as instituições financeiras, e você pode considerar que isso será uma enorme pedra no seu caminho. Quanto mais difícil fica o cenário econômico, cada vez mais os bancos lucram com isso. Isso porque as instituições aumentam a taxa de juros com valores exorbitantes, e aumentando tarifas bancárias. Só neste ano, o percentual de famílias endividadas alcançou cerca de 77,7% e esse foi considerado o maior número desde janeiro de 2010, já o endividamento com o cartão de crédito terror das famílias brasileiras chegou a 88,8%.
No ano de 2021 alguns dos bancos mais renomados no País como Caixa Econômica, Santander, Bradesco, Branco do Brasil e Itaú, alcançaram números exorbitantes levando em conta o auge da pandemia que o país se encontrava, juntas as instituições lucraram cerca de R$ 107,7 bilhões, enquanto a maioria das famílias brasileiras perdia o emprego e tentava a todo custo manter contas básicas como água, luz, aluguel e mercado em dia.
Por isso alertamos, um dos principais e se não o maior dos vilões no seu endividamento pode ser o Banco. Isso claro não anula algumas tomadas de decisões talvez erradas financeiramente.
Dia a dia no seu endividamento
O descontrole financeiro pode também ser um vilão que está ali te ajudando a aumentar cada vez mais sua dívida. Por isso, a frase chave para sair dessa situação é uma só: Organizar e Planejar suas finanças.
Consideramos este como um dos pilares primordiais para se conseguir sair dessa situação.
Acha que não tem mais onde economizar? Sempre tem!
Tem certeza que vai querer mesmo usar essa desculpinha de que “mas já nem tenho mais dinheiro pra gastar. Vou gastar o que se não tenho?” Aí chega final de semana bate aquela preguiça de fazer algo pra comer e pensa logo “Vamos pedir uma pizza” “Vamos ali no mercado” coisa que leva 10 ou 15 minutos a pé e decide ir de carro pra gastar a gasolina.
Ou então decidir não levar marmita e gastar com almoço. Pode parecer besteira, mas saiba que no momento do endividamento, qualquer besteirinha se tornou uma faísca pra ir aumentando cada vez mais seus gastos e no final do mês terminar no negativo. Então a dica da B&G é: Dá pra poupar? Então poupe, e sem desculpinha de que só se vive uma vez, porque viver endividado, com o nome no Serasa e cheio de dores de cabeça ninguém merece.
Planeje o orçamento para fugir das dividas
O simples pode ser um diferencial gigantesco. Então anote tudo, nem que seja no bloco de notas do celular, pois só dessa forma vai conseguir ter dimensão da quantidade de coisa que já foi gasta do mês, e depois comprar com o orçamento mensal.
No momento do endividamento provavelmente sua renda vai ser usada quase que 100% para quitá-las, mas após isso você vai começar a notar a diferença, e quando for ver vai conseguir usar cerca de 40% apenas para pagar suas dívidas e sobrar aquele dinheirinho para as férias de fim do ano.
Já tentou buscar outras formas de renda
Muitas pessoas queriam ter tido alguém que tocasse no ombro e falasse “e se você tentar outra renda por fora. Você é tão boa com tal coisa, comece a fazer e vender”. Pronto, talvez isso seja aquela rendinha extra que tanto está precisando. Mas não se esqueça que de forma alguma isso pode prejudicar aquele seu trabalho oficial registrado.
Agora sem dúvidas é o momento de renegociar suas dívidas
Tem coisas que fogem do nosso controle, e por mais que esteja tentando seja fazendo um bom planejamento financeiro, buscando por uma renda extra, deixando de gastar com coisas desnecessárias no seu dia a dia, falta ainda aqueles 20% para se conseguir se livrar realmente do endividamento.
Existem cobranças que fazem com que o seu financiamento fique mais caro, cobranças abusivas e indevidas.
Mas como uma negociação pode ser a solução?
Somente com a B&G Soluções Financeiras você conta com uma equipe composta pelos profissionais mais qualificados do mercado que prestarão todo o auxílio necessário para revisar o seu contrato e reduzir as parcelas do seu financiamento eliminando todo e qualquer tipo de cobranças indevidas como Taxas Irregulares e valores de Juros Exorbitantes.
E para você que deseja Quitar o Financiamento pagando o menor preço ou recebeu ameaças de Busca e Apreensão do Veículo, mas não sabe como proceder, a B&G também conta com serviços fundamentais para lhe ajudar com estes problemas.
Portanto, não perca mais tempo! Acesse agora mesmo nosso site e descubra as melhores soluções financeiras para regularizar sua dívida. Se preferir, entre em contato agora mesmo com um de nossos atendentes através de nossas redes sociais e Facebook.
Estava precisando dessa ajudinha para conseguir se livrar da inadimplência? Não ignore as dicas e busque sua solução com a B&G.
*Alguns dados foram retiras do site Redebrasilatual.com como base para esse artigo*.