Regularização de crédito para financiamento de veículo

Regularização de crédito para financiamento de veículo

 

 A regularização de crédito para financiamento de veículo é a melhor forma de garantir as melhores condições e aumentar as chances de pagamento das prestações.

 

Com isso, você evita que a negativação ocorra mais uma vez e garante um maior controle financeiro.

 

Neste aspecto, separamos aqui tudo o que você precisa saber sobre o tema e dicas de o que observar na hora de comprar o seu veículo. Confira!

 

Regularização de crédito para financiamento de veículo – Entenda

 

A princípio, é interessante definir bem do que se trata este tema. Para facilitar a compreensão de tudo o que está por vir.

 

Sendo assim, a regularização de crédito é uma ação realizada por empresas especialistas nos pagamentos de dívidas.

 

Na maioria das vezes, as instituições financeiras contratam essas empresas, terceirizando o serviço. Logo, elas passam a realizar as cobranças pendentes.

 

Caso você esteja negativado, é provável que outra empresa (que não o credor) tenha entrado em contato.

 

Essa possui todos os dados da sua dívida e oferece algumas vantagens. Como redução de taxas, pagamentos parcelados e à vista (geralmente com mais descontos) e assim por diante.

 

Portanto, o credor vende aquela dívida sua na tentativa de recuperar um pouco do que foi perdido. E essas empresas passam a fazer o contato e cobrança com o cliente.

 

Já o financiamento de veículos funciona como um empréstimo. Então, se você não tem todo o dinheiro para pagar, ou um cartão de crédito para parcelar, pode solicitar este serviço.

 

Assim, as instituições financeiras oferecem empréstimos para o valor total ou uma entrada a partir de juros. Logo, você dá um retorno lucrativo através desse valor emprestado.

 

Por que regularizar o crédito?

 

É interessante destacar que existem uma série de mitos que circulam quando o assunto é dívidas. Mas a principal delas se refere à ideia de caducar.

 

Ou seja, muitos brasileiros ainda acreditam que esperar o tempo de uma dívida caducar significa que ela vai “deixar de existir”. O que não é verdade.

 

Na prática, quando uma dívida caduca ou prescreve, significa que o seu nome será retirado dos órgãos de crédito, como o SPC e Serasa.

 

Além disso, o credor não pode mais solicitar a cobrança judicialmente. Porém, você vai continuar devendo.

 

Além disso, o tempo de prescrição é de 5 anos. Ou seja, dentro desse período, a dívida vai crescer com os juros e você fica com o nome sujo.

 

Como resultado, todas as opções de serviços bancários não liberam crédito.Com isso, você perde diversas oportunidades.

 

Logo, a melhor alternativa é regularizar o seu crédito quando a empresa entra em contato. Assim, você terá maiores chances de pagar e financiar o seu veículo.

 

Não consigo pagar o financiamento do veículo, e agora?

 

Não é incomum que o financiamento comece a pesar no bolso depois da primeira parcela. Ou até um pouco mais tarde.

 

Quando isso acontece, surge a dúvida de o que fazer para evitar a perda do carro. Já que o não pagamento pode levar a busca e apreensão do veículo.

 

Neste aspecto, existem duas situações possíveis e dicas de como proceder em cada uma delas:

 

Pagamentos em dia

 

Se os pagamentos ainda estão em dia, mas você encontra dificuldade para pagar, a melhor saída é entrar em contato com a instituição que cedeu o crédito o mais rápido possível.

 

Informe sobre a situação, aponte os problemas que vem enfrentando e avalie as possibilidades. Geralmente, a única saída é reduzir o valor das parcelas.

 

Porém, nesses casos, um novo contrato é feito e, com ele, podem vir novos juros. Já que você está refazendo aquela dívida. Por isso, fique atento a tudo antes de assinar.

 

Pagamentos atrasados

 

Quando você já está com parcelas atrasadas, inicia-se a questão do medo quanto a perda do veículo ou de outras questões. Aqui, as principais soluções incluem:

 

  •         Refinanciamento: basicamente funciona como uma troca de contrato, com novos juros e parcelas para aquelas parcelas em atraso e reduzir o valor das próximas;
  •         Portabilidade de crédito: que é quando a dívida é transferida para outro banco, com melhores condições;
  •         Transferência da dívida: quando outro dono entra no negócio para assumir o valor das parcelas.

 

Também há clientes que optam por realizar o pagamento com o veículo. Neste caso, é feita a entrega do veículo, que entra como valor para saldar a conta.

Porém, é pouco recomendada e, geralmente, você perde dinheiro.

 

Dicas para comprar o seu veículo – Fuja das fraudes

 

Enfim, a regularização de crédito para financiamento de veículo é a melhor alternativa para fugir de alguns problemas e voltar a ter seu nome limpo.

 

Dessa forma, separamos algumas dicas importantes que você deve seguir na hora de realizar a compra. Com isso, pode evitar contratos fraudulentos e outros problemas.

 

Direitos básicos

 

Para começar, lembre-se que toda transação que envolve uma instituição/empresa e um cliente, possui direitos básicos. Seguindo o Código de Defesa do Consumidor.

 

O principal deles é a garantia. Então, você sempre tem direito a 90 dias de garantia total do veículo. Ou seja, não vale apenas para motor e câmbio, como algumas garagens dizem.

 

Além disso, se houver uma falha e você tiver reclamado de tal, o problema deve ser solucionado em até 30 dias.

 

Se isso não acontecer, você tem o direito de cancelar a compra e ter os valores pagos de volta.

Então, fique de olho no contrato e se atente a todos os detalhes.

 

Planejamento financeiro e limites

 

Também é interessante considerar um planejamento financeiro antes de ir comprar o seu veículo, sabendo qual o máximo que pode pagar ao mês.

 

Isso porque, na loja, podem oferecer opções mais interessantes, mas que não são viáveis financeiramente.

Porém, com o desejo de ter um veículo novo e tudo o que é apresentado, acaba aceitando um mau negócio. Se atenha ao seu plano.

 

Pesquise muito e consulte um profissional

 

Enfim, antes de fazer qualquer compra, consulte diversas instituições e avalie diferentes opções. Não escolha a primeira que aparecer.

 

Ao mesmo tempo, antes de assinar o contrato, consulte um profissional, para que as taxas aplicadas sejam avaliadas.

 

Isso vai evitar a cobrança de juros abusivos, garantindo um pagamento mais justo.

 

Gostou dessas dicas  e quer receber mais recomendações como essas. Acesse nossas redes sociais. Estamos no Instagram e Facebook.

Navegação por tópicos

O que achou deste conteúdo?
5/5
cropped-Logo-BG_site-1.png

A B&G Soluções nasceu com o propósito de promover o melhor atendimento, a melhor negociação e o melhor acordo para nossos clientes. Buscamos identificar e remover possíveis taxas indevidas e valores abusivos em contratos e cobranças de parcelas em atraso.

Ⓒ 2021 – Todos os direitos reservados a B&G Soluções| CNPJ: 35.100.045/0001-12