Os maiores erros cometidos por endividados

Os maiores erros cometidos por endividados

A maior parte das pessoas cometem erros financeiros bobos no dia a dia sem nem saber. Por exemplo, você sabe quanto paga de juros para sua instituição financeira com o seu cartão de crédito ou então com o cheque especial?

A falta de preocupação e interesse em ter o total controle de tudo que está sendo pago com o próprio dinheiro é um dos fatores a levar ao endividamento, entre outras coisas. Isso mostra em uma pesquisa na qual aponta que cerca de 60% da população se encontra endividada, e isso é uma porcentagem bem alarmante. 

Caso não saiba administrar suas contas mensais, a tendência com o tempo é só piorar, e com isso os erros aumentando também. Dessa forma, pare agora mesmo o que está fazendo, ou qualquer outra coisa que esteja pensando e se questione: Como está sua vida financeira? Será que eu estou endividado?

Se a sua resposta para essas duas perguntas for sim, ligue o sinalzinho de alerta, pois precisa buscar formas de entender quais erros está cometendo e te levando para o “fundo do poço” com sua vida financeira.

Conheça os erros que você pode cometer sem nem perceber

Embora seja uma situação bem comum, muita gente não sabe como lidar com as dívidas, prejudicando ainda mais o seu orçamento pessoal. E convenhamos que sem o conhecimento sobre o mercado financeiro, e isso eu falo conhecimentos básicos, fica mais complicado ainda de entender. 

  1. Falta de preocupação com educação financeira

A maioria só começa realmente a se preocupar quando a água já está ali batendo no joelho. Isso significa que, mesmo que você não trabalhe ou até mesmo more com seus pais, é importante desde cedo entender e compreender a  importância da educação financeira.

E caso já seja um pai ou mãe de família, educar os filhos sobre finanças com hábitos no dia a dia, pode acrescentar muito no futuro a entender o valor do dinheiro e como pode influenciar. 

  1. Falta de planejamento no dia a dia 

Saiba que nosso dia a dia está 100% ligado ao endividamento. Comportamento simples tem um impacto direto na sua saúde financeira. Quem nunca virou e falou “vou no mercado por que acabou o arroz” e volta pra casa com duas ou três sacolas cheias de coisas, e muitas das vezes coisas que no momento não estavam em falta no armário. 

É sobre isso que estamos falando, o agir sem pensar, no impulso. Ir ao shopping só pra almoçar e gastar com roupas, bolsas, tênis ou sapatos. Sempre, antes de qualquer coisa faça listas de compras para não esquecer do que realmente precisa comprar. E, caso queira comprar algo que fuja do planejamento, se questione se realmente está precisando. 

  1. Atrasar boletos

Olha, se eu te contar que esse é um dos principais motivos que leva ao endividamento. E isso temos propriedade para falar, a B&G Soluções Financeiras é uma empresa especializada em negociação em mediação financeira. Com isso, podemos ver a realidade dos nossos clientes com problemas em parcelas/boletos atrasados, que acabou resultando em juros absurdos, levando ao descontrole financeiro. 

Sendo assim, planeje-se e programe lembretes para não esquecer, pois, em hipótese alguma, você deverá pagar juros por atraso. 

Cuidado com o Cartão de Crédito

Algumas linhas de crédito podem ser muito atraentes, já que oferecem boas condições de pagamento, como muitas parcelas e valores mais altos para pegar emprestado. Mas acredite, não se iluda nisso não.

Se recorrer ao cartão de crédito como uma solução, a longo prazo, sua situação financeira pode ficar ainda mais complicada do que já está. — E lá vai você, tentar solicitar empréstimos como uma forma de “solucionar” o problema, quando na verdade está adquirindo outro maior ainda.

Vamos lá, pense comigo: se as taxas de juros são altas, logicamente será necessário suar bem mais para conseguir pagar. Se por algum motivo não conseguir pagar o que devia em um determinado mês, os juros vão se acumulando ainda mais, o que só dificulta ainda mais sua situação. 

Então, muita atenção, já que essa situação é recorrente no cheque especial e no rotativo do cartão de crédito. Nesse contexto que citamos acima, a melhor solução é a negociação das dívidas acumuladas, para que dessa forma consiga se livrar dessas dívidas e nunca mais precisar recorrer a essas opções.

Negocie sua dívida

Pode não parecer, mas um dos maiores vilões que dizimam as finanças do brasileiro atualmente são as cobranças indevidas incluídas em contas sem que o cliente perceba. Entre elas, Taxas Irregulares que são ilegais e, muitas vezes, até fantasiosas, Tarifas Excessivas e valores de Juros Abusivos são os grandes responsáveis, principalmente em contratos de financiamento veiculares, por aumentar ainda mais o valor das dívidas.

Como esse assunto ainda é pouco comentado na grande mídia, o ideal é você procurar ajuda especializada para cuidar do caso. 

Na B&G você encontra profissionais peritos em análise de contrato e Ação Revisional que te ajudarão a identificar todo e qualquer tipo de cobrança que não deveria existir como Taxas Irregulares, Tarifas Excessivas e Juros Abusivos.

Você pode descobrir se isso acontece com você também ao acessar a nossa ferramenta de simulação gratuita clicando aqui. Basta informar o valor que está sendo cobrado nas parcelas atualmente que, dentro de instantes, você saberá o quanto está pagando de Juros Abusivos.

 

 

 

Navegação por tópicos

O que achou deste conteúdo?
5/5
cropped-Logo-BG_site-1.png

A B&G Soluções nasceu com o propósito de promover o melhor atendimento, a melhor negociação e o melhor acordo para nossos clientes. Buscamos identificar e remover possíveis taxas indevidas e valores abusivos em contratos e cobranças de parcelas em atraso.

Ⓒ 2021 – Todos os direitos reservados a B&G Soluções| CNPJ: 35.100.045/0001-12