Se você está querendo comprar um carro mas não tem conhecimento e nem sabe como ser aprovado, nós temos dicas incríveis que podem te ajudar nesse processo e na realização de quem sabe um sonho pessoal.
Seja trocar ou comprar o primeiro carro é o sonho de muitas pessoas. Há um grande número de pessoas que se questiona em como conseguir ser aprovado no financiamento. Até mesmo por que hoje em dia são poucas pessoas que conseguem adquirir o veículo de forma totalmente à vista.
Antes mesmo de pensar em ser aprovado no financiamento, você precisa ter certeza do modelo de veículo que está pretendendo adquirir. Se é o seu primeiro veículo, não indicamos já ir logo comprando um veículo super caro, simplesmente para sair por aí mostrando que pode. Até mesmo por que depois quem vai sofrer para arcar com as parcelas mensalmente é somente você. Nós estamos falando para você ter um automóvel que atenda às suas necessidades, e de sua família, caso tenha.
Conheça suas necessidades
Conhecer e compreender quais são as suas necessidades pode te ajudar e muito no decorrer da operação. Por exemplo, se você é jovem, solteiro, mora com os pais ainda e não tem muita responsabilidade financeira em casa, vai ser uma realidade diferente de uma pessoa já casada, com filhos e casa para sustentar.
Entender o que está esperando do carro que pretende adquirir, acomodação do carro, espaço, potência do motor, tamanho do porta-malas, tudo isso deve ser relevante neste momento, não é somente o design visual do automóvel que importa.
Dicas para ser aprovado no financiamento
Para ser aprovado em um contrato de financiamento, antes de qualquer coisa é importante estar preparado para ter a sua solicitação aceita pela instituição financeira ou concessionária. Até mesmo porque as instituições financeiras não querem sair no prejuízo, e querem se sentir seguras com relação ao retorno da quantia.
Entre os fatores mais importantes, está ter uma boa pontuação de Score no Serasa. Isso porque essa pontuação serve como uma forma de “avaliação” que as instituições podem se basear para saber seu sobre seu perfil financeiro, se é bom ou mau pagador com relação a suas dívidas. Além disso, outra coisa importante é o valor de entrada que você está disposto a pagar, como também a quantidade de parcelas. Calma, pode parecer muita coisa, mas vamos explicar melhor no decorrer do artigo.
Boa pontuação no Serasa
Assim como já mencionamos acima, já deu pra entender como essa pontuação pode ser um fator importantíssimo nessa sua trajetória. Basicamente essa ferramenta é usada pelo mercado para classificar como as pessoas estão honrando com os compromissos financeiros. E acredito, qualquer coisa pode fazer diferença nessa pontuação, seja uma conta que foi paga um dia após o vencimento, se usa com referência o cheque especial, entre outras coisas. Resumindo, aqueles que não conseguem seguir a risca essas coisas que podem impactar na pontuação, acabam tendo sua pontuação baixa.
E com isso, influencia completamente no preço de crédito que o mercado pode oferecer. Bons pagadores oferecem um risco mais baixo para a instituição que liberar o financiamento. Por isso, esses clientes terão a aprovação de seu nome mais facilmente.
Tenha o nome limpo
Pode até parecer uma coisa óbvia, mas acredite, às vezes você está com o nome sujo e nem sabe. Para ter o nome limpo, é preciso pagar os boletos em dia, não atrasar a conta de energia elétrica, internet e outras que estejam registradas no seu CPF.
Por isso, tenha sempre o nome limpo. E caso já esteja sofrendo com alguma dívida, a melhor opção no momento pode ser uma negociação financeira.
Caso esteja tudo ok com seu CPF, sua pontuação do Score também está boa, é o momento então de pensar no valor de entrada que consegue dar. Isso porque quando se pensa em ter um financiamento aprovado, dar um valor de entrada pode ser como se fosse um requisito para conseguir a liberação.
Quando o contratante dá uma quantia muito baixa como pagamento inicial, pode passar uma ideia de que não se planejou com antecedência suficiente para juntar mais dinheiro para fazer a compra ou, pior, que não tem condições de se comprometer com um investimento alto e honrar com o pagamento das parcelas.
Sendo assim, se houver possibilidade de dar uma entrada maior entre 20% e 30% do valor do veículo, as chances de aprovação já aumentam bastante.
Planejamento
Além disso, é como diz aquele ditado “não dê passos maiores que as pernas”. E isso podemos usar para falarmos sobre as parcelas. Na ansiedade de terminar de pagar logo, acaba não sendo feito o planejamento correto, e com isso o endividamento é logo ali na frente. Nesse momento, é bom pensar em tudo, não existe só aquele valor da parcela, serão embutidas taxas de juros que muitas pessoas acabam esquecendo de analisar a melhor opção que o mercado oferece. Isso pode ser uma cilada das grandes, já que as prestações precisam caber no bolso do comprador sem prejudicar seus demais gastos do dia a dia. A dica é sempre escolher o número de parcelas baseado no comprometimento de renda viável a cada mês.
Para entender melhor sobre o que pode ou não pode ser cobrado no financiamento veicular, indicamos que dê uma estudada antes sobre isso.
Compartilhe com algum amigo, vai que outra pessoa esteja sonhando com o carro novo e não sabe por onde começar também.
E no mais, existem inúmeras cobranças, muitas vezes até fantasiosas, que os bancos incluem em contratos veiculares com o único intuito de se aproveitar da boa-fé do cliente e lucrar ainda mais nas operações de financiamento. Por isso, se você está pagando muito alto nas parcelas do seu veículo, mesmo tendo identificado que não há nenhuma das cobranças acima, ainda assim pode ser que você esteja pagando por Taxas Irregulares.
Regularização com Assessoria
A B&G Soluções é responsável pela introdução soluções inteligentes no mercado para cálculo financeira como Análise de contratos, auxílio para quem está correndo risco de Busca e Apreensão e o Acordo Quitativo, serviço exclusivo para renegociar os débitos em aberto para que você Quite o Financiamento pelo menor valor.