Contas de começo do ano: Se prepare para armadilhas

Contas de começo do ano: Se prepare para armadilhas

A chegada de um novo ano trás junto alguns boletos típicos de começo do ano também. No início, nos deparamos com boletos como por exemplo: IPVA; IPTU; matrículas em faculdades e por aí vai.

 

E para te ajudar a não se esquecer de nenhuma dessas despesas, resolvemos te mostrar os principais gastos de início do ano e como você deve fazer para se organizar. Confira.

 

Quais são as principais contas de início do ano?

  • IPVA

 

IPVA quer dizer Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores. Sendo assim, todos que têm veículos no Brasil têm a obrigatoriedade de pagar esse imposto anualmente, sendo essa uma das principais contas de início do ano. 

 

Para a cobrança existe uma alíquota, e pode variar de estado para estado, além disso, tem como referência o valor do veículo que vai de acordo com a tabela Fipe. 

 

É de extrema importância realizar o pagamento do IPVA, pois somente após isso poderá dar entrada no licenciamento, que é o documento para liberação de trafegar em todo o território brasileiro. Alguns estados oferecem descontos para pagamentos realizados de forma à vista ou até determinada data. Sendo assim, dá tempo para se preparar para o pagamento à vista ou então realizar o parcelamento do imposto.

  • Licenciamento do carro

Como bem falamos acima, o licenciamento é um documento importante para liberar que o veículo transite em território brasileiro. Nem todos necessitam arcar com essa conta logo no início do ano. Alguns estados podem liberar que o proprietário pague o licenciamento junto com o IPVA. Por isso, se prepare para essa possibilidade, pois pagando esses dois impostos logo no começo do ano não terá com o que se preocupar no decorrer. 

 

Agora se você está se perguntando como saber quando deve pagar o seu licenciamento, é de acordo com a placa final do seu veículo, então mantenha atenção. Para conferir você precisa acessar o site do Detran do seu estado e verificar a data de vencimento.

  • IPTU

 

Provavelmente em algum momento da sua vida já ouviu falar sobre a abreviação do imposto IPTU, que essa sigla é utilizada para Imposto Predial e Territorial Urbano. Essa cobrança é realizada para todos aqueles que tem uma propriedade urbana no país, seja ele um terreno ou imóvel.

 

Esse imposto é de responsabilidade de cada município recolher, sendo assim, valores, descontos e até mesmo o vencimento vai de acordo com a região em que você mora.

 

Esse imposto não é diferente dos mencionados acima, com isso existe também a possibilidade de pagamento à vista ou então parcelado. Sendo que na opção à vista é possível um desconto.

  • Despesas e boletos do ano passado

 

O ano é novo mas os boletos do ano passado são os mesmos. Sabe aquela compra parcelada que você fez no cartão de crédito para comprar os presentes de natal? Ou aquela promoção na Black Friday que você acabou parcelando? Pois bem, esse gasto deverá ser pago no começo do ano. 

 

Além disso, caso esteja em um financiamento ou solicitado um empréstimo, essas contas também deverão ser pagas normalmente. Agora, caso exista parcelamentos pequenos, com valores menores, poderia até pensar tentar antecipar essas parcelas, dessa forma seria uma dívida a menos. 

  • Seguros

 

Os seguros de automóvel, de vida, ou então do terreno, geralmente têm renovações anuais e o pagamento pode ser realizado no começo do ano também. É importante consultar suas apólices para verificar as condições do contrato. Se estiver previsto para o começo do ano, já começa a se preparar para incluir no seu orçamento.

Aprenda a se organizar

 Os gastos do começo do ano não são poucos, por isso é preciso ter um planejamento financeiro bem estruturado para você conseguir arcar com todas as despesas sem prejudicar o seu orçamento.

 

Veja aqui o que é e como fazer um planejamento financeiro pessoal.

 

Também é necessário contar com uma planilha de gastos mensais para você não se perder com tantas despesas e conseguir fazer um planejamento financeiro para se organizar melhor.

 

Estabeleça metas que te ajudem a se organizar financeiramente, pois além de  contribuir para que você consiga conquistar seus objetivos também irão colaborar para que você crie uma reserva de emergência, evitando o endividamento e a inadimplência.

 

As metas são importantes  e servem como um passo para que você atinja  os seus desejos.  Além de tudo,  também ajudarão a reduzir as compras por impulso e diminuem os gastos supérfluos. Com isso, será possível alcançar metas que  garantem uma vida mais tranquila. Na hora de definir suas metas procure estipular uma quantia  mensal para poupar, levando  em conta as suas prioridades na hora de traçar objetivos a curto, médio e longo prazo.

 

Se você gostou dessas dicas  e quer receber mais recomendações como essas. Acesse nossas redes sociais. Estamos no Instagram e Facebook.

Navegação por tópicos

O que achou deste conteúdo?
5/5
cropped-Logo-BG_site-1.png

A B&G Soluções nasceu com o propósito de promover o melhor atendimento, a melhor negociação e o melhor acordo para nossos clientes. Buscamos identificar e remover possíveis taxas indevidas e valores abusivos em contratos e cobranças de parcelas em atraso.

Ⓒ 2021 – Todos os direitos reservados a B&G Soluções| CNPJ: 35.100.045/0001-12