Todo mês é aquela mesma história e quem passa por isso não existe quem não esteja cansado. Você deve já imaginar do que estamos falando. Os funcionários de instituições financeiras entraram em contato para tentar um acordo já que seu financiamento se encontra atrasado.
Mas reconhecemos e sabemos que alguns motivos que levam ao atraso das parcelas está mais ligado à culpa do banco do que propriamente da pessoa. Calma que vamos te falar o que estamos querendo dizer com isso. Continue aqui conosco para entender e boa leitura.
Acompanhe suas finanças
Uma coisa é importante pontuar: sua vida financeira não tomará forma sozinha, ela é reflexo de suas atitudes. Então não espere que tudo se encaixe financeiramente se você não está fazendo por onde isso acontecer. Olhar para a vida financeira às vezes gera sim uma certa frustração, isso porque você tem de encarar que ganha pouco e acaba gastando mais que o permitido, mas se não fizer o que é preciso para melhorar essa situação, a sua situação será sempre essa.
A seguir iremos mostrar 3 dicas infalíveis para não ser explorado pelos bancos.
Fuja dos Juros Abusivos
A cobrança abusiva de juros existe e isso já falamos diversas vezes aqui em nosso blog. Ela assombra a vida financeira de milhares de famílias brasileiras, e algumas até enfrentam o endividamento.
Os juros podem ser considerados abusivos quando são cobrados de maneira desproporcional à realidade econômica do país, ou cobrado valor acima do que for estipulado pelo Banco Central. Isso na maioria das vezes ocasiona um grande desequilíbrio na relação de consumo, onde o consumidor acaba sendo lesado pela cobrança exagerada, seja em financiamentos, cheque especial, cartão de crédito, carnê, entre outros.
De acordo com o Código Civil, lucrar de forma vantajosa levando ao enriquecimento sem causa justificada é prática ilegal e deve ser coibida. Conforme consta no Código de Defesa do Consumidor, todo contrato que possui cláusulas ou condições abusivas pode ser revisado. Então saiba que não estará pedindo nada mais nada menos do que já lhe é garantido.
Sendo assim, se você estiver encontrando dificuldades em arcar com as parcelas e sente que algo está errado com relação aos valores, busque imediatamente por uma ajuda financeira. Isso porque cada vez que for empurrando mais com a barriga essa situação, terá maiores chances de perder seu bem para Busca e Apreensão. Mas fique tranquilo, até nesses casos a justiça lhe garante direitos a recorrer com bases em ilegalidades em contrato. Mas se podemos evitar todo este caos, por que evitar, não é mesmo?
Sendo assim, a melhor forma que encontramos de recorrer é com uma ação revisional. Com uma análise minuciosa sobre os valores cobrados, a revisão terá um intuito de eliminar a cobrança de juros abusivos por meio de uma intensa negociação com a instituição credora, e caso opte em contratar a B&G Soluções Financeiras para intermediar todo esse acordo, seremos responsáveis por informar toda a documentação necessária para dar entrada na ação.
Para isso, iremos disponibilizar um de nossos serviços com foco na eliminação de valores indevidos, que irá detectar possíveis abusos realizados no contrato bancário.
Além de conseguir alcançar a diminuição do valor de suas parcelas, ainda podemos orientar com a quitação do débito com as melhores dicas, e isso você confere em outros conteúdos aqui em nosso Blog.
Abra uma conta Digital e diga adeus às tarifas
O Banco Digital vem crescendo cada vez mais, isso por conta dos benefícios que o modelo digital trouxe.
De acordo com a Resolução 3919/2010 do BACEN, esse tipo de serviço bancário deve ser oferecido de maneira gratuita:
“prestação de qualquer serviço por meios eletrônicos, no caso de contas cujos contratos prevejam utilizar exclusivamente meios eletrônicos.”.
Essas empresas não são obrigadas a ter agências físicas, reduzindo significativamente os seus custos para serviços oferecidos, serviços esses que agências físicas cobram para disponibilizar. Dessa forma, se torna possível a prestação do serviço sem a cobrança de tarifas.
Altere a sua conta para uma conta de serviços essenciais
Por fim, caso você não esteja confiante o suficiente para trabalhar exclusivamente com uma conta digital, ou não queira encerrar a sua conta no banco tradicional ao qual já está acostumado, existe uma excelente saída. Ainda de acordo com a resolução do Bacen, é possível alterar a característica de sua conta para uma que tenha apenas os serviços básicos e essenciais, os quais você tem o direito a isenção de tarifas.
Abaixo colocamos os serviços desse tipo de conta, que não podem ser cobrados:
- Conta de Depósito à vista:
- Fornecimento de Cartão de Débito;
- Cobrança de segunda via do Cartão de Débito, exceto se motivada por solicitação do cliente em caso de perda, roubo, furto ou danificação, ou que a culpa da solicitação não seja atribuída à instituição;
- Realização de até 4 saques por mês em guichê de caixa ou terminais de autoatendimento;
- Realização de até duas transferências entre contas do mesmo banco, seja em caixas de autoatendimento ou guichês;
- Fornecimento de até dois extratos mensais de movimentação da conta bancária;
- Realização de consultas pela Internet e prestação de qualquer serviço eletrônico em contas que utilizam exclusivamente meio eletrônico;
- Contas de depósitos de poupança;
- Realização de até 2 saques por mês seja em guichê de atendimento ou caixas de autoatendimento;
- Compensação de Cheques;
- Para saber mais sobre o assunto, acesse nosso artigo: Tarifas Bancárias, o que pode e o que não pode ser cobrado
E aí, curtiu nosso artigo? Esses e outros assuntos ligados à saúde financeira e revisões contratuais você só encontra aqui.