Quando se decide solicitar um empréstimo, a instituição financeira realiza uma pesquisa para consultar seu histórico como pagante. Essa é a maneira utilizada como critério para liberar o empréstimo, assim, a instituição avalia os riscos de acabar não recebendo de volta esse valor.
Sendo assim, isso significa então que cada pessoa tem seu histórico de bons e maus pagadores, e assim podem adquirir também algumas condições melhores de pagamento ao buscar por crédito. E isso nos trás para o título desse conteúdo de hoje. O Cadastro Positivo é o histórico do comportamento da pessoa com compromissos de crédito e de consumo.
O que é Cadastro Positivo?
Assim como já mencionamos acima, o Cadastro Positivo é um registro que acompanha seu comportamento financeiro. Nesse cadastro é possível encontrar informações sobre pontualidade com o pagamento das contas, isso pode auxiliar na construção de uma boa imagem perante o mercado.
E se está se questionando nesse momento como isso funciona, imagine que é como se fosse um currículo profissional, no qual o Serasa possui tudo que a pessoa faz quando o assunto for relacionado a dinheiro. Sendo assim, se pagou seu boleto em dia, estrelinha para você, agora se atrasou, sem estrelinhas.
Antes, era necessário realizar um cadastro para que começasse a registrar esse tipo de movimentação. Porém, desde 2019, após uma lei, foi definido que todos os brasileiros seriam incluídos de forma automática.
Quais os dados solicitados e avaliados?
Geralmente são despesas fixas e constantes, como por exemplo conta de água, luz ou até mesmo telefone. Pode entrar na avaliação pagamento de empréstimo ou mensalidade de escola. Agora com relação a dados, são analisados os seguintes dados:
- Valor total da compra;
- Valor das parcelas;
- Data do vencimento;
- Data do pagamento;
- Valor dos pagamentos;
- Dados cadastrais do cliente.
Como fazer seu Cadastro Positivo?
Atualmente a inclusão é automática. Então, o que você precisa fazer para consultar é:
- Acessar o site do Serasa;
- “Consultar agora”;
- Clique em “Crie uma conta”;
- Preencha as informações e finalize o processo;
- Volte ao 1º passo e coloque seu login criado.
Ao acessar pela primeira vez, será necessário enviar fotos do documento de identidade para comprovar que realmente é você. Após isso, suas informações do Cadastro Positivo serão liberadas.
Você pode estar se perguntando agora se existe alguma vantagem nisso. E é válido se questionar sobre isso, até mesmo por que a existência de um Cadastro Positivo é tão importante? Veja os principais pontos:
Possibilidade de mostrar o lado positivo da vida financeira;
- Chance de ser usado por quem não tem renda fixa ao pedir um financiamento;
- Inclusão de mais brasileiros no sistema de liberação de crédito;
- Redução de juros para quem está procurando por crédito.
Existe alguma diferença entre Cadastro Positivo e Score?
O score é um sistema de pontuação que avalia o comportamento financeiro da pessoa, isso quer dizer que essa pontuação pode mostrar se se a pessoa é boa para pagar dívidas e contas em dia, ou então não tem um bom histórico nesse assunto. A pontuação do score varia de 0 a 1.000 e ela costuma mudar ao longo do tempo, de acordo com seus hábitos. Quanto mais perto de 1.000 estiver, melhor, isso pode significar que você é um bom pagador. Dessa forma, o consumidor pode ser classificado como baixo, médio ou alto risco de inadimplência de acordo com a sua pontuação.
Já ao tornar ativo o cadastro positivo, o consumidor terá uma nova forma de medir seu relacionamento com o mercado. O cadastro positivo irá pontuar o consumidor de acordo com os pagamentos que efetuou, e não os pagamentos que deixou de fazer como no caso da pontuação do CPF
Ativar o Cadastro Positivo vale a pena?
Primeiramente o Cadastro Positivo nasceu com o objetivo de premiar as pessoas que costumam pagar suas contas. A promessa do governo ao ativar o cadastro positivo automático é abrir a concorrência para concessão de crédito, gerando menores taxas de juros ao consumidor. Nesse sentido, com menores taxas e com prazo de pagamento maior, o governo espera uma menor inadimplência dos consumidores.
Entretanto, temos que frisar que isso não será uma regra positiva para o consumidor.
Ter pontuação no cadastro positivo não obrigará bancos e financeiras a concederem taxas menores de juros. Dessa forma, uma boa maneira para fiscalizar a cobrança de juros abusivos cometida por bancos e financeiras é consultar um especialista no assunto.
Decerto que a B&G Soluções Financeiras é a consultoria financeira mais respeitada dentre os consumidores em todo Brasil.