O que é IOF e qual sua função?

O que é IOF e qual sua função?

Os brasileiros pagam impostos em praticamente tudo que se compra hoje em dia, mas boa parte das pessoas não sabem ao menos nem o que significa cada imposto. É normal, já que hoje em dia sobre economia é algo não muito tratado, principalmente nas escolas. 

 

Mas, isso não significa que você vai passar anos da sua vida pagando por uma taxa, sem saber ao o que ela está sendo destinada e do porquê dessa cobrança. Dito isso, hoje vamos falar um pouco sobre IOF e qual a sua função. Vamos lá?

 

O que é IOF?

 

Claro que para darmos início nesse nosso bate papo de hoje temos que começar falando do principal, explicando o que é essa tal taxa IOF. Resumindo, o IOF é cobrado quando uma pessoa dá dinheiro para outra pessoa, mas não fica restrito apenas a pessoa física, como banco e seguradoras também.

 

Por exemplo, sempre que ocorrer uma operação de crédito, como retiradas de valores de investimento ou empréstimos em um período que seja menor do que 30 dias, o IOF será descontado.

 

Existe isenção de pagar IOF?

 

A isenção só será permitida em casos de financiamento imobiliário, empréstimos internacionais que seja entre pessoas físicas e dividendo de ativos de forma estrangeira. A cobrança do IOF é realizada de maneira automática no momento do empréstimo ou resgate de investimentos conforme já mencionamos, dentro do prazo de 30 dias. 

Agora, ao efetuar a compra de moeda estrangeira, o imposto deverá ser informado na casa de câmbio. E com relação a compras feitas no exterior deverá ter acesso ao valor da IOF na fatura do cartão de crédito. Com relação a compras realizadas internacionalmente não tem como fugir dessa obrigação, já com relação à investimos, basta esperar que passe o prazo de 30 dias para então resgatar o valor. 

Mas qual a função do IOF?

Chegamos onde queríamos agora. Isso porque praticamente tudo que fazemos se cobra imposto e muitas vezes não temos o entendimento para que serve. A cobrança desse imposto além de ser uma fonte de arrecadação do governo que isso todos já sabem, serve também para saber como anda a economia, se está evoluindo ou regredindo.

Como esse imposto funciona como o indicador de financiamentos solicitados, pode ser usado como indicativo para entender que tipo de crédito as instituições estão oferecendo, sendo muito ou pouco crédito. Logo, essas informações recolhidas é possível captar as movimentações e entender como está a economia brasileira.

Como isso afeta diretamente minha vida financeira?

Outra pergunta pertinente tendo em vista que é algo pago muitas vezes sem nem saber que está sendo cobrado. Hoje já aprendeu o que é IOF, se existe a isenção e qual a função dessa cobrança. Agora, vamos entender qual impacto pode levar para a sua vida financeira. 

Quando alguém solicita um empréstimo, a cobrança do IOF já está inserida nas parcelas que serão pagas mensalmente. Agora com relação ao cartão de crédito usado para compras internacionais, o imposto vem depois, como já mencionamos na fatura do cartão de crédito. E a soma desse imposto vai depender completamente do valor que foi gasto em compras. 

Agora com relação ao Cheque Especial, a coisa fica bem pior, por isso já tratamos aqui no Blog alguns cuidados que se deve ter com o Cheque Especial. Pois quando a conta corrente ficar negativa, será cobrado cerca de 0,38% de IOF POR DIA, até que você coloque na conta o valor de volta e deixe novamente ela no azul.

Em algumas situações não dá para escapar dessa cobrança, e sabemos disso pois somos uma empresa especializada em soluções financeiras e entendemos as dores dos nossos clientes,  mas às vezes dá para aliviar o peso desse custo.

Mas como? 

  • organização financeira para não cair no temido cheque especial;
  • esperar 30 dias para resgatar seus investimentos;
  • avaliar o valor do IOF que recai sobre empréstimos e financiamentos.

Negocie sua dívida

 

Pode não parecer, mas um dos maiores vilões que dizimam as finanças do brasileiro atualmente são as cobranças indevidas incluídas em contas sem que o cliente perceba. Entre elas, Taxas Irregulares que são ilegais e, muitas vezes, até fantasiosas, Tarifas Excessivas e valores de Juros Abusivos são os grandes responsáveis, principalmente em contratos de financiamento veiculares, por aumentar ainda mais o valor das dívidas.

Como esse assunto ainda é pouco comentado na grande mídia, o ideal é você procurar ajuda especializada para cuidar do caso. 

 

Na B&G você encontra profissionais peritos em análise de contrato e Ação Revisional que te ajudarão a identificar todo e qualquer tipo de cobrança que não deveria existir como Taxas Irregulares, Tarifas Excessivas e Juros Abusivos.

Você pode descobrir se isso acontece com você também ao acessar a nossa ferramenta de simulação gratuita clicando aqui. Basta informar o valor que está sendo cobrado nas parcelas atualmente que, dentro de instantes, você saberá o quanto está pagando de Juros Abusivos.

 

 

Navegação por tópicos

O que achou deste conteúdo?
5/5
cropped-Logo-BG_site-1.png

A B&G Soluções nasceu com o propósito de promover o melhor atendimento, a melhor negociação e o melhor acordo para nossos clientes. Buscamos identificar e remover possíveis taxas indevidas e valores abusivos em contratos e cobranças de parcelas em atraso.

Ⓒ 2021 – Todos os direitos reservados a B&G Soluções| CNPJ: 35.100.045/0001-12