Se está buscando por uma opção de empréstimo com os juros mais baixos essa pode ser uma ótima alternativa. Porém, existem alguns pontos importantes que devem ser mencionados e falados aqui.
O que é empréstimo com veículo de garantia?
Essa opção de empréstimo é como se fosse um tipo de crédito também conhecido como refinanciamento de veículos. Nessa modalidade é possível solicitar um empréstimo e oferecer o seu automóvel como uma forma de garantia do pagamento. Sendo assim, instituições financeiras observam o risco de inadimplência menor, oferecendo então taxas de juros menores.
Nessa opção, o valor total a ser liberado no empréstimo é calculado no valor do veículo, deve ser observado marca, tempo de uso, e assim o empréstimo pode variar de 50% até 90% do valor do automóvel. Outro ponto importante mencionado é caso esteja analisando essa possibilidade de solicitar um empréstimo dando o veículo como garantia, saiba que o automóvel deve estar registrado em nome do solicitante do empréstimo, caso contrário não será possível.
Como funciona o empréstimo com veículo como garantia?
Mesmo colocando o veículo como garantia, deve-se atentar a sua pontuação do score, pois as instituições costumam se basear nisso para liberação. Além disso, embora haja a garantia do veículo, a comprovação de renda do tomador do empréstimo também costuma ser solicitada.
Outra coisa é que não só apenas o seu perfil deve ser analisado, o automóvel também passará por essa análise. Então, aqui vai alguns pontos:
- Ano de fabricação;
- Quilometragem;
- Estado de conservação;
- Valor de mercado.
Sendo assim, quanto mais novo, mais cuidado e conservado for o automóvel, melhor será a avaliação do mesmo.
Descubra 10 fatos sobre esse tipo de crédito e saiba se é ou não uma opção vantajosa. Vamos lá?
- 1. É conhecido como refinanciamento de veículo Empréstimo com garantia de veículo é apenas uma entre as várias linhas de crédito ativas no mercado. Funciona como um refinanciamento porque o consumidor oferece o veículo como garantia de pagamento da dívida. Isso traz mais segurança ao contrato e permite conseguir um valor de crédito que toma como base o preço do veículo. Alguns bancos e financeiras podem oferecer entre 50% e 90% do valor do automóvel.
- 2. O carro ou moto podem ser usados como garantia É possível usar carro ou moto como garantia de pagamento do empréstimo. Geralmente o veículo precisa estar quitado e no nome de quem vai contratar o crédito. Exemplo: uma pessoa casada não pode solicitar o empréstimo com garantia de veículo se o bem estiver em nome do(a) cônjuge e não em seu próprio nome.
- 3. Em geral, os juros são menores Nesse tipo de crédito, como o veículo entra como garantia de pagamento, o banco ou financeira tem mais confiança ao emprestar o dinheiro. Por isso os juros tendem a ser menores que de outras opções de crédito.
- 4. É feita uma análise do perfil de quem solicita o crédito Além da análise do nome e da pontuação de crédito, pode ser verificada também a capacidade de pagamento do consumidor. Por isso, entre os documentos necessários, costuma ser solicitado comprovante de renda.
Também podem existir outros critérios de avaliação exclusivos de cada instituição financeira. - 5. O veículo também passa por avaliação Após a análise do perfil do consumidor, o carro ou a moto também precisará passar por uma vistoria. Entre os critérios analisados estão: ano de fabricação, quilometragem, conservação e valor de mercado do veículo
- 6. É uma opção para quem está negativado Mesmo quem tem dívida em aberto ou restrição no nome pode recorrer ao empréstimo com garantia de veículo. Apesar da etapa de análise de perfil, estar inadimplente não é impedimento para conseguir esse tipo de crédito. O motivo, mais uma vez, é a segurança das instituições financeiras de ter um bem que garante o pagamento das parcelas e a quitação do crédito.
- 7. Existem restrições e condições específicas Não é porque um consumidor está oferecendo o carro como garantia que o dinheiro será liberado imediatamente. O empréstimo com garantia de veículo também tem restrições e uma análise cuidadosa. Em alguns casos, as instituições financeiras não aceitam carros com mais de 15 anos de fabricação. Os veículos mais novos também proporcionam melhores taxas de juros.
- 8. O valor pode variar conforme o veículo Tanto o valor emprestado como a taxa de juros aplicada no contrato podem variar. Por isso existe a avaliação do veículo e do perfil do consumidor.
- 9. Quando alguém contrata esse tipo de empréstimo, o veículo fica alienado à instituição financeira. Isso significa que o veículo só volta objetivamente a ser do consumidor após a quitação total do empréstimo.
- 10. Se não pagar, seu veículo pode ser tomado Outro fato importante para ter em mente quando se coloca um carro como garantia de empréstimo é que, caso os pagamentos não sejam feitos, o veículo alienado pode ser tomado pelo banco ou financeira.
Existe solução para não perder o veículo?
O melhor a se fazer nestes casos é solicitar a ajuda de especialistas em financiamentos nessa modalidade e matemática financeira. Desse jeito você consegue ter um melhor parecer técnico da sua situação e saber como proceder.
Na B&G você encontra profissionais peritos em análise e revisão de contratos de financiamentos de veículos que analisaram minuciosamente cada cláusula do acordo para identificar se há ou não a cobrança de valores indevidos como Taxas Irregulares, Tarifas Excessivas e Taxas Abusivas. Além disso, caso seja devidamente identificado, será feita a exclusão e compensação desses valores em forma de desconto no valor vigente, para que você consiga assim Quitar o Financiamento pelo menor valor, com condições especiais de pagamento e em parcelas que caibam em seu bolso.
Portanto, não perca mais tempo! Acesse agora mesmo nosso site oficial clicando aqui e descubra como a B&G pode te ajudar a se livrar desta incômoda dívida. Se preferir, entre em contato pelo nosso Chat.