Como eu consigo financiar um carro: Quando pensamos em propriedades, como os automóveis, tendemos a pensar que, por ser uma quantia maior de dinheiro, nunca estaremos aptos a fazer um financiamento do tipo, mas isso não é verdade! Os financiamentos estão aí justamente para facilitar a aquisição de bens para todos. Caso você não saiba ainda o que são os financiamentos, você pode ler mais a respeito em nosso blog.
Resumidamente, o financiamento de veículos pode ser feito de várias formas. Uma delas é direto com a instituição financeira, onde toda a parte da negociação e burocracia deve ser tratada entre você e o banco. Há também uma possibilidade de financiamento com o intermédio de uma concessionária ou montadora.
Em linhas gerais, como funciona o financiamento:
No financiamento de veículos, uma instituição financeira destina a você uma forma de crédito para a compra a prazo. O valor a ser liberado, bem como o valor individual de cada parcela, são vias através da capacidade de pagamento do interesse no financiamento. Nessa análise entram diversas informações, como renda, tempo de serviço, histórico de inadimplência, nível de endividamento ( alô Serasa ), percentual de entrada, prazo de pagamento e idade do veículo.
Se, após essas avaliações, o seu crédito para liberado, você assina um contrato de financiamento com tudo que precisa saber, inclusive prazos e juros e aí sim tem acesso ao dinheiro e pode cuidar do documento do seu novo veículo. Lembre-se de estar atento aos prazos do Detran também, ninguém quer começar a vida nova de um automóvel com um CNH comprometido.
Quais são os documentos que preciso ter para solicitar um financiamento?
As instituições podem pedir um ou outro documento a mais do que os encaminhados abaixo, mas os que com certeza serão solicitados são:
- RG (carteira de identidade).
- CPF (Cadastro de Pessoa Física).
- Comprovante de estado civil.
- Comprovante de gabarito (holerite ou extratos bancários).
Lembrando que é preciso estar com o documento original em mãos e algumas cópias também vão precisar ser feitas.
O banco pode tomar o meu veículo?
Quando se fala do banco “tomando” veículos, as pessoas estão se referindo a Busca e Apreensão . Ela é um instrumento legal que garante que a instituição não perderá dinheiro caso o comprador não pague o financiamento, mas só acontece depois de dias de inadimplência e de contacto de contacto; fazendo tudo certinho, não há com o que se preocupar.
Vale lembrar que acontece porque o veículo ficará alienado enquanto o comprador não terminar de pagar o financiamento. Isso quer dizer que, caso fique sem pagar alguma parcela, a financeira pode tomar o bem e leiloá-lo para liquidar a dívida, sem a necessidade de qualquer processo judicial.
Por conta disso, o comprador também não pode vender o veículo enquanto não terminar de pagar o financiamento, a não ser que transfira uma operação para quem comprar o veículo.
Como é o financiamento com Concessionária?
Tanto diretamente com o banco quanto com uma concessionária teremos os processos acima, desde uma análise de crédito, assinatura do contrato, alienação do veículo até liberação do valor ao vendedor.
O diferencial é que as concessionárias têm parcerias com diversas financeiras para várias opções aos seus clientes ou chegam até a ter um banco próprio da montadora. Isso aumenta as chances de conseguir um bom negócio. Além disso, a concessionária cuida da maior parte da burocracia da compra, o que facilita bastante.
O único ponto que pode ser considerado negativo aqui, é que nem sempre como financeiras parceiras têm acesso a seu histórico como pagador, então se sua decisão entre elas e o banco no qual conta há muitos anos, pode ser que o banco consiga melhores condições. É preciso avaliar.
Qual a diferença do financiamento direto com o banco?
A diferença é que, normalmente, não há comunicação entre o atendente do banco e o vendedor da concessionária. Você fazer necessariamente esse intermédio. Para além disso, como os bancos financeiros de tudo, não consegue se especializar em cada segmento e, como resultado, tendem a financiar percentuais menores e com taxas mais altas.
Além disso, há uma certeza de que você precisa ir e vir algumas vezes a concessionária e ao banco, pois o mesmo pede diversas informações e documentos dos quais você ficará responsável.
Como facilitar a aprovação do financiamento de carro?
● Nome limpo nos serviços de proteção ao crédito
Ter o nome limpo é uma comprovação, para o mercado, de que você é uma pessoa confiável na hora de fazer negócios. Quando alguém deixa de pagar suas contas em dia e os credores notificam entidades, como o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) ou o Serasa Experian, a respeito do seu nome e os seus documentos são inseridos em um cadastro de devedores.
Pontuação Bom
O score é uma pontuação que todo mundo recebe, mesmo que não saiba disso. Nós já explicamos, o que é e como funciona essa pontuação que pode chegar até 1.000. Quanto mais alta ela para, mais as empresas com quem temos direcionamentos financeiros confiam na gente.
Antes mesmo de sair para pedir seu financiamento para comprar um carro, dá para conferir o seu score no site da empresa , sem precisar pagar nada. Basta criar uma conta com os dados solicitados, e você já pode ter uma ideia de como o vê sua condição financeira.
Renda comprovada
O que interessa para o banco, no fim das contas, é ter a certeza de que seus clientes têm condições de arcar com os pagamentos das parcelas todos os meses. Mas de nada adianta ter uma ótima fonte de renda e não ter como comprová-la.
Muitos profissionais informais e independentes conseguem se dar bem no mercado, ganhando até mais do que em empregos formais, com carteira assinada. Ainda assim, ter algum tipo de formalização do quanto se ganha a cada 30 dias é decisivo para que o empréstimo sejam concedidos.
● Bom valor de entrada
Podendo pagar uma parte do valor do automóvel desejado como entrada, a necessidade de crédito, o que aumenta suas chances de ser aprovado, além disso os valores das parcelas ficam menores, o que permite que o restante do pagamento será concluído sem aperto.
● Redução no preço do carro
Na hora de comprar um carro, mesmo que ele não seja de uma linha popular e tenha um valor mais elevado, é possível negociar uma redução no preço. Isso se torna mais fácil se você conhecer um pouco mais sobre o mercado de automóveis e entender como o processo de vendas funciona.
Outra dica para conseguir um bom valor na compra do carro é tentar fechar a venda nos últimos dias do mês. Isso funciona porque muitos vendedores têm metas a cumprir, e se torna mais fácil a negociação quando eles estão com um prazo mais apertado para fechar o negócio.
Espero que esse artigo tenha sido útil para sua preparação para o financiamento do carro dos sonhos. Temos outros artigos como esse aqui no Blog da B&G Soluções que podem te ajudar, fique a vontade!
Um ponto para prestar atenção!
Um veículo custa caro no Brasil, independente se for carro, moto ou caminhão, o preço médio para comprar um automóvel por aqui é muito superior a diversos países da Europa. Nesse cenário, o financiamento torna-se quase que obrigatório para a compra de um veículo, e é exatamente aí onde mora o perigo às suas finanças, os Juros Abusivos.
Uma vez feito o financiamento, você tem a opção de contratar o serviço de negociação dos Juros Abusivos feita pela B&G, nela, nós analisamos o contrato de financiamento e exigimos que somente sejam cobradas as obrigações constantes do rol taxativo do Banco Central do Brasil.
Com esse serviço, pode eliminar todas as cobranças irregulares e reduzir o valor das parcelas restantes de seu acordo para um montante que seja justo e livre de abusividades, possibilitando assim que você quitar Seu Financiamento por um menor valor. Saiba mais em Negociação de juros abusivos.
Esperamos que esse artigo tenha sido útil para sua preparação para o financiamento do carro dos sonhos. Temos outros artigos como esse aqui no Blog da B&G Soluções que podem te ajudar, fique a vontade!