Qualquer pagamento deverá ser realizado diretamente no CNPJ da empresa ou através de link enviado pela mesma, não haverá cobrança em nome de pessoa física, advogado ou CNPJ diverso.

Dicas fundamentais para caminhoneiros economizarem na estrada

Dicas fundamentais para caminhoneiros economizarem na estrada: Todo mundo conhece a importância dos camionistas do país, tanto para a economia quanto para a vida da sociedade como um todo. Estima-se que hoje, quase 2 milhões de brasileiros trabalham com transporte de cargas.

Sabemos que um dos principais gastos que esses profissionais possuem é com o combustível, seja pelas longas viagens ou pela carga em si que exigem um consumo maior. Por isso, separamos algumas dicas essenciais para qualquer caminhoneiro, seja experiente ou principiante, economizar durante uma viagem.

Principais custos

Antes mesmo de falarmos sobre as maneiras de economizar, é preciso conhecer os principais custos envolvidos no transporte de carga, dessa maneira, fica mais fácil encontrar alternativas para diminuir ou até cortar gastos.

Tome nota do que mais pesa no bolso ao trabalhar com frete:

Combustível
Mesmo com o abatimento feito pelo Governo Federal após a greve dos caminhoneiros, o óleo diesel subiu mais que a inflação em 2018 e segue subindo.

Manutenção
Assim como todo outro veículo que roda grandes quilometragens, o caminhão precisa de manutenção constante. Caso contrário, acaba tendo desgaste acentuado e a quebra passa a ser inevitável.

Pedágio
Este também pesa bastante no orçamento. Lembre-se de que um caminhão paga por eixo cada vez que passa por uma praça de cobrança.

Gastos com o veículo

Despesas como o IPVA, DPVAT e licenciamento e o seguro total são custos mais pontuais mas que precisam ir para a balança.

Despesas na estrada

O caminhoneiro tem alguns gastos quando está em viagem. Afinal de contas, precisa se alimentar, se higienizar e dormir em um local seguro.

Conhecendo os principais custos envolvidos no transporte de carga, chegou a hora de saber como reduzi-los ou eliminá-los.

Como economizar
Reduzindo gastos com combustível

 

  • Mantenha o seu caminhão sempre revisado para que gaste menos;
  • Fique atento ao nível de velocidade: Uma ótima maneira para economizar combustível é controlar a velocidade média atingida na estrada. O ideal para veículos de grande porte é manter-se entre 40 e 70 km/h. Em uma média maior do que está, o motor passa a exigir mais combustível. Para base de comparação, quando um caminhão ultrapassa a velocidade de 88 km/h, o consumo de combustível aumenta em 1% a cada quilômetro trafegado.
  • Mantenha sempre os pneus calibrados: Rodar com os pneus murchos, além de comprometer o desempenho do veículo como um todo, aumenta o consumo de combustível. Ao manter os pneus calibrados, você consequentemente aumentará a sua vida útil e também corre menos risco de ter algum equipamento, ou a própria carga, comprometidos pelos pneus murchos.
  • Sempre pesquise antes de abastecer: Todos sabemos que os preços variam conforme o posto. Contudo, você deve sempre ficar atento à qualidade do posto. Abastecer com combustível adulterado pode causar inúmeros problemas e, no final das contas, valerá aquele ditado do barato sair caro.
  • Adote uma condução suave: sem muitas acelerações e freadas bruscas, além de economizar combustível, você também diminuirá o desgaste de pneus e freios.
  • Planeje rotas mais eficientes: Busque estabelecer o seu trajeto antes de sair de viagem e prefira passar por locais onde não há tanto trânsito ou vias acidentadas. O caminhoneiro brasileiro deve saber melhor do que ninguém que as estradas do país são extremamente irregulares e possuem trechos, no mínimo, precários. Uma estrada esburacada pode gerar diversos prejuízos como pneus furados, danos nas suspensões e até mesmo na carga. Portanto, ao cair na estrada, não confie 100% no GPS, pois a rota mais curta nem sempre é a mais segura.
  • Sempre respeite o limite de carga recomendado pela montadora: Trafegar com excesso de carga, além de ser perigoso para direção e chamar a atenção da fiscalização, o que pode render uma multa, aumenta o consumo de combustível e ainda pode comprometer as peças do veículo. Muitos caminhoneiros pensam que carregar um limite maior do que o estipulado no manual do proprietário vai otimizar a cubagem. Entretanto, a montadora recomenda um limite de carga baseado em cálculos com o intuito de aumentar a vida útil das peças do caminhão e evitar possíveis acidentes.

Reduzindo gastos com pedágio

 

  • É melhor fornecer serviços de transporte para empresas que reembolsam despesas: Um caminhão grande, com muitos eixos, em uma viagem longa pode chegar a pagar centenas de reais, representando um alto custo. Sem mencionar o caminho de volta. Esta é uma excelente forma de economizar no transporte de cargas, pois o custo foi transferido do caminhoneiro para o contratante. Ou seja, geralmente é possível eliminá-lo do orçamento.

 

Reduzindo gastos com manutenção

 

  • Parece contraditório indicar a manutenção como uma redução de custos. Afinal, a revisão exige um certo preço. Porém, ele é muito menor do que os gastos com consertos — as chamadas “manutenções corretivas”. Quando um componente é avariado, outras peças acabam forçadas e podem ficar danificadas também. Como resultado, as contas na oficina só vão aumentar. Além disso, o caminhão pode ter que ficar parado, impossibilitando o motorista de trabalhar. Ou pior, se deteriora durante a viagem, causando atrasos, transtornos e mais despesas.
  • Tenha cuidado com os pneus do caminhão, pois eles são muitos e custam caro. Quando uma troca é necessária, o gasto é enorme. Sendo assim, procure fazer com que eles durem o máximo possível. Adote o hábito de mantê-los sempre calibrados e faça o rodízio com regularidade. Com esses cuidados, você consegue aumentar significativamente a durabilidade dos pneus.

Reduzindo gastos com as demais despesas

 

  • Despesas como o IPVA, DPVAT e licenciamento são difíceis de reduzir. A saída é pagar o imposto à vista para obter desconto.

●       Pesquise o melhor seguro: O motorista precisa ficar atento e fazer cotações em diversas seguradoras, pois a diferença pode ser grande. Além de cotar com um corretor de seguros, faça a mesma coisa no banco no qual é cliente. Aproveite a concorrência entre eles para fazer o melhor negócio.

  • Planeje as despesas durante a viagem: A alimentação, por exemplo, é muito cara nas estradas. Para fugir dos gastos excessivos, programe-se para fazer paradas somente onde sabe que a refeição é acessível e de qualidade. Uma alternativa seguida por muitos caminhoneiros é investir em uma geladeira portátil e em um fogareiro. Dessa forma, é possível ter comidas e bebidas sempre frescas e com o seu tempero — além de poupar bastante tempo e dinheiro.

Essas atitudes são fundamentais para manter o controle financeiro e conquistar mais conforto para você e sua família. São pequenos cuidados que, somados, representam uma grande diferença.

 

Agora se você financiou um caminhão recentemente e está pagando muito caro nas prestações, temos uma dica excelente para você. Acesse o nosso site oficial clicando aqui e faça uma simulação gratuita para descobrir se existem abusividades no seu contrato.

Muita gente não sabe, mas as empresas de financiamento costumam incluir valores indevidos que são diluídos nas parcelas do financiamento como Taxas Irregulares e Juros Abusivos justamente para o cliente não perceber que está pagando por algo que não devia. Contudo, a inclusão dessas cobranças é ilegal e esses valores tanto podem como devem ser excluídos do acordo de financiamento.

Nós exigimos a exclusão das Taxas Irregulares e dos valores de Juros Abusivos e ainda solicitamos a compensação dessas cobranças em forma de desconto nos valores restantes, permitindo você Quitar o Financiamento pelo menor valor. Portanto, não perca mais tempo! Contate agora mesmo os nossos serviços acessando nosso site oficial clicando aqui.

Navegação por tópicos

O que achou deste conteúdo?
5/5
cropped-Logo-BG_site-1.png

A B&G Soluções nasceu com o propósito de promover o melhor atendimento, a melhor negociação e o melhor acordo para nossos clientes. Buscamos identificar e remover possíveis taxas indevidas e valores abusivos em contratos e cobranças de parcelas em atraso.

Ⓒ 2021 – Todos os direitos reservados a B&G Soluções| CNPJ: 35.100.045/0001-12

B&G Soluções
Online

Olá, tudo bem? Que tal realizar agora uma análise gratuita do seu contrato de financiamento? Você pode estar pagando juros excessivos sem saber.