Dicas práticas para evitar juros abusivos em 2024

Dicas práticas para evitar juros abusivos em 2024

Nesse post, você confere as dicas práticas para evitar juros abusivos em 2024. Lembrando que esta é uma prática ilegal e prejudicial aos consumidores. 

Diante disso, é importante ficar atento aos detalhes de contratos e termos de adesão, conhecer os seus direitos e denunciar quando as instituições ou empresas atuam dessa forma. 

Caso suspeite de juros abusivos, o consumidor pode buscar orientação um advogado especializado em direito do consumidor para buscar a melhor forma de resolver a situação.

Agora, vamos começar! 

1# Contratos e termos 

Primeiramente, vamos diferenciar rapidamente o que são esses documentos. 

Na prática, os termos de adesão são documentos mais generalistas. Frequentemente, não há possibilidade de mudanças ou alterações. Justamente por isso, existem uma série de reclamações envolvendo esses documentos. 

Já os contratos são documentos mais específicos e que, geralmente, tem a possibilidade de serem alterados por meio de um acordo. Porém, precisa de atenção por conter cláusulas que são facilmente confundidas. 

Antes de assinar qualquer documento, leia todas as cláusulas com cuidado, prestando atenção especial às informações sobre taxas de juros, multas e encargos adicionais.

2# Dicas práticas para evitar juros abusivos em 2024: Mantenha suas contas em dia 

Evitar atrasos no pagamento de contas e faturas de cartão de crédito para não acumular juros e encargos adicionais é indispensável. 

Acontece que muitos consumidores não estão sempre pagando as contas “em cima da hora”. Como resultado, se algo sair do plano, você acaba por ficar com problemas. 

Por exemplo, imagine que a fatura do seu cartão ou a conta de energia vence sempre no dia 10 e você recebe o seu salário no dia 5. Ao invés de pagar antes do vencimento, você espera. 

Em um mês específico, quando chega o dia 10, é um sábado. Logo, só será compensado na segunda-feira. Ou seja, vai acarretar juros. 

Principalmente quando pensamos no cartão de crédito, os juros são abusivos e provocam um gasto excessivo no orçamento. 

3# Pesquise e compare 

Uma das dicas práticas para evitar juros abusivos em 2024 é investir em uma boa pesquisa e comparação, seja para compras mais simples ou serviços. 

Dessa forma, avalie diferentes instituições financeiras e quais as vantagens de cada uma delas, entende as taxas que serão cobradas e assim por diante. 

Antes de fechar um contrato, compare as taxas de juros e condições oferecidas por diferentes instituições financeiras para garantir que está obtendo a melhor oferta.

4# Negociações entre as dicas práticas para evitar juros abusivos em 2024 

As negociações funcionam como uma bússola para você tomar a melhor decisão, considerando o cenário no qual está inserido agora. Além disso, facilita negócios posteriores, para se ater a detalhes mais importantes. 

Muitas vezes, ao começar uma negociação, os clientes de um banco – por exemplo, não entendem qual a taxa cobrada, qual o custo total de um contrato e assim por diante.

Então, se você já possui um contrato com juros considerados abusivos, tente negociar com a instituição financeira para obter melhores condições.

Geralmente, os bancos oferecem as melhores opções para quem paga uma dívida à vista ou com poucas parcelas. 

5# Questione sempre 

Entre as melhores dicas para você seguir, o questionamento deve funcionar como uma base para a vida. 

Logo, questione as empresas e instituições, para realmente entender como elas funcionam e como aqueles produtos/serviços te afetam. Por exemplo, a rede de telefonia, quais as taxas, juros e vantagens de escolher aquela opção. 

Se houver alguma dúvida sobre as taxas ou cláusulas do contrato, não hesite em pedir esclarecimentos à empresa ou instituição financeira.

Entretanto, não basta pedir informações, é importante compreender aquilo. 

Dessa forma, familiarize-se com os tipos de taxas que podem ser aplicadas, como taxa de administração, taxa de juros, multas por atraso, entre outras, e certifique-se de que elas estão de acordo com o que é praticado no mercado.

Importante 

Os contratos com maior incidência de juros abusivos geralmente estão relacionados a empréstimos pessoais, financiamentos de veículos e imóveis, cartões de crédito e cheque especial

Esses tipos de contratos costumam ter taxas de juros mais elevadas e cláusulas que podem ser consideradas abusivas. Como a cobrança de juros sobre juros, práticas que dificultam a quitação antecipada da dívida, entre outras.

É importante estar atento a esses tipos de contratos e ler todas as cláusulas com cuidado antes de assinar, tudo isso para evitar as armadilhas do mercado. 

Dicas práticas para evitar juros abusivos em 2024: saiba o que fazer 

Se você suspeita que há juros abusivos em seu contrato, é importante agir com cuidado e buscar orientação adequada. Aqui estão alguns passos para seguir: 

  • Analise o contrato: Leia atentamente o contrato para identificar cláusulas que possam indicar a presença de juros abusivos.
  • Consulte um especialista: Procure a orientação de um advogado especializado em direito do consumidor para analisar o contrato e avaliar se há de fato juros abusivos.
  • Negocie com a empresa: Entre em contato com a empresa responsável pelo contrato para discutir suas preocupações e tentar negociar uma solução. Você pode propor a redução dos juros abusivos ou a renegociação do contrato.
  • Registre sua reclamação: Se não conseguir resolver a questão diretamente com a empresa, registre uma reclamação nos órgãos de defesa do consumidor, como o Procon, e apresente todas as evidências que comprovem os juros abusivos.
  • Busque soluções legais: Caso a empresa não responda às suas solicitações ou se recuse a negociar, você pode considerar tomar medidas legais para resolver o problema, como entrar com uma ação judicial.

Lembrando que sempre há prazos envolvidos no processo, como vencimentos de faturas, para recorrer ou mesmo para negociar com as instituições financeiras. Fique de olho nessas datas. 

Enfim, agora que você conhece as dicas práticas para evitar juros abusivos em 2024, invista nesses passos e mude a sua perspectiva de negociações e compras.

Navegação por tópicos

O que achou deste conteúdo?
5/5
cropped-Logo-BG_site-1.png

A B&G Soluções nasceu com o propósito de promover o melhor atendimento, a melhor negociação e o melhor acordo para nossos clientes. Buscamos identificar e remover possíveis taxas indevidas e valores abusivos em contratos e cobranças de parcelas em atraso.

Ⓒ 2021 – Todos os direitos reservados a B&G Soluções| CNPJ: 35.100.045/0001-12