Financiamento de veículo: guia completo

Financiamento de veículo: guia completo

Bem-vindo ao guia completo sobre financiamento de veículo! Se você está pensando em adquirir um carro, mas precisa de um apoio financeiro para realizar esse sonho, está no lugar certo.

Neste guia, vamos explorar todos os detalhes sobre como funciona o financiamento de veículo, além de destacar seus benefícios e possíveis impedimentos.

Prepare-se para obter todas as informações necessárias para tomar uma decisão ansiosa e alcançar a tão desejada conquista de seu próprio carro.

Como funciona o financiamento de veículo

Primeiramente, vamos começar com o conceito, sendo bastante simples, mas que, na prática, ainda deixa alguns condutores confusos.

Dessa forma, financiar um carro significa que você pega dinheiro empregado (uma linha de crédito) de alguma instituição financeira. Dessa forma, é estabelecida uma relação contratual entre você e o banco. O que envolve juros, pagamentos mensais, em alguns casos um valor de entrada e assim por diante.

Assim, a instituição financeira funciona como uma intermediária.

O grande diferencial neste esquema é que você tem a posse do veículo e o banco tem a propriedade sobre garantia. Ou seja, a instituição tem o direito objetivo daquele bem e você tem o uso. Por isso, se você não arca com as parcelas, o credor tem direito de realizar a busca e apreensão.

Afinal, o banco tem a propriedade.

Quando você finaliza o pagamento do financiamento, essa relação com o banco deixa de existir e, portanto, você passa a ter a propriedade e posse do veículo.

Financiamento de veículo: guia completo: benefícios

Agora que você sabe como funciona o financiamento de veículo, é hora de conhecer os benefícios dessa ação.

Na prática, podemos destacar que a medida traz uma solução rápida. Afinal, você adquire e já começa a utilizar o bem assim que todo o contrato é firmado.

Além disso, mesmo que não tenha o valor total, consegue negociar uma opção interessante, reduzir os juros com um valor de entrada, bem como amortizar as parcelas (pagando as últimas com antecedência).

Simultaneamente, é uma opção de investimento mais abrangente. Já que você consegue organizar as contas para realizar outros sonhos. Por exemplo, com a parcela que cabe no seu orçamento, você mantém o seu estilo de vida, viaja, faz reformas e mais, tudo isso com o veículo na garagem.

Entretanto, é importante destacar que existem alguns pontos de atenção no financiamento. Por exemplo, há um contrato com juros a ser assinado, cláusulas especificas, busca e apreensão em caso de não pagamento das parcelas, burocracia e desvalorização a longo prazo.

Portanto, considere esses aspectos, avalie a sua situação financeira e compare opções antes de assinar qualquer documento.

Financiamento de veículo: guia completo: o que impede o financiamento de veículo?

Se você já tentou fazer um financiamento e teve uma negativa como resposta. É imprescindível entender por que isso está acontecendo. Em alguns casos, a razão é clara, como uma dívida em aberto. Mas, se não é o seu caso, vale a pena ir além do óbvio.

Score baixo

O score é o sistema de pontuação que as instituições financeiras avaliam no momento de liberar um empréstimo, financiamento e até um cartão de crédito.

E existe uma falsa ideia de que apenas restrições ou inadimplência faz o score ficar baixo.

Primeiramente, é quase impossível conseguir financiar um carro se estiver negativado. Já que isso é um alerta para as empresas. Mas, se não tiver dívidas no nome e o seu score estiver baixo, a dica é começar a elevar esse número.

Geralmente, para fazer isso, a primeira dica é começar a organizar as finanças, pagando sempre em dia. Além disso, o Cadastro Positivo auxilia no aumento do score.

Porém, não invista em quaisquer outras medidas. Essa ideia de pagar para aumentar a pontuação é um mito e, geralmente, são empresas mal-intencionadas ou criminosos.

Do mais, é preciso esperar algum tempo.

Aqui também entra o histórico de crédito. Ou seja, a história que você tem em demais aquisições financeiras. Como uso de cartão de crédito, financiamentos e empréstimos anteriores. E não se trata de pagar rapidamente, mas de sempre pagar em dia, sem atrasos.

Renda

Uma das questões que influenciam no financiamento é a sua renda. Afinal, as instituições avaliam se aquele valor é o suficiente para contas básicas (que visam a sobrevivência), bem como para pagar o valor das parcelas.

Então, quando a renda é muito baixa, conseguir um financiamento pode ser mais difícil ou mesmo não ser financeiramente interessante. Isso porque, o prazo de pagamento aumenta, bem como os juros.

Valor de entrada

A entrada no financiamento veicular é caracterizada como uma garantia, por isso, tende a reduzir os juros e amplia as chances de conseguir um bom negócio.

Mas não é só isso, muitas instituições financeiras consideram que, se você foi capaz de acumular aquele montante, consegue arcar com suas contas em dia, sendo um bom consumidor consciente.

Idade no financiamento de veículo

A idade é um fator que tem alguma influência. Em suma, é dito que a variação aceita para financiamentos é de 18 a 70 anos. Entretanto, é bem difícil conseguir opções válidas antes dos 21 ou após os 60.

Ou seja, mesmo que, teoricamente, seja possível, a maioria das instituições financeiras não tem financiamentos disponíveis ou interessantes.

Assim, a faixa etária entre os 27 a 45 são considerados os melhores anos para solicitar esse tipo de serviço bancário. Afinal, é uma idade em que a maioria dos indivíduos já tem alguma estabilidade, estão focados em construir coisas para o futuro e ainda há muitos anos a serem vividos, considerando a taxa brasileira.

Financiamento de veículo: o tipo importa

Conforme o tipo de veículo que você deseja financiar as possibilidades mudam. No geral, as melhores opções são os carros populares. Ou seja, aqueles que custam em torno de R$ 40 a R$ 50 mil.

Além disso, as marcas mais comuns no território brasileiro apresentam uma liberação mais rápida, por entrarem nessa questão do popular. Com destaque para a Fiat, Chevrolet, Ford e Volkswagen.

Enfim, os bancos consideram que valores mais baixos tem maior propensão de serem bancos e os carros populares são mais fáceis de encontrar e vender. Bem diferente de um carro importado, por exemplo.

Gostou dessas dicas  e quer receber mais recomendações como essas. Acesse nossas redes sociais. Estamos no Instagram e Facebook.

 

 

 

Navegação por tópicos

O que achou deste conteúdo?
5/5
cropped-Logo-BG_site-1.png

A B&G Soluções nasceu com o propósito de promover o melhor atendimento, a melhor negociação e o melhor acordo para nossos clientes. Buscamos identificar e remover possíveis taxas indevidas e valores abusivos em contratos e cobranças de parcelas em atraso.

Ⓒ 2021 – Todos os direitos reservados a B&G Soluções| CNPJ: 35.100.045/0001-12