Qualquer pagamento deverá ser realizado diretamente no CNPJ da empresa ou através de link enviado pela mesma, não haverá cobrança em nome de pessoa física, advogado ou CNPJ diverso.
Golpes no cartão de crédito: Saiba como se proteger

Golpes no cartão de crédito: Saiba como se proteger

Os golpes no cartão de crédito estão cada vez mais comuns, e também mais sofisticados. Ainda que muitos sejam facilmente percebidos pelo público…

 

Outros parecem tão verdadeiros que acabam custando caro e ainda gerando muito estresse. Por isso, aqui vamos apresentar os principais golpes…

 

Destacando as dicas de como se proteger e quais os passos que você deve fazer se cair em algumas dessas armadilhas dos criminosos. 

 

 

Principais golpes

 

A princípio, existem diversos tipos diferentes de golpes no cartão de crédito e, a cada dia, surge uma história de algo novo. 

 

Entre os já conhecidos estão as falsas ligações de empresas de cartão, suposto funcionário que aparece na sua porta e a adulteração de caixas de autoatendimento. 

 

Aqui, vale salientar: nenhum banco vai ligar para solicitar a sua senha, confirmar seus dados ou mesmo para dizer que o seu cartão foi clonado.

 

Tudo isso, é golpe. Por isso, não forneça nenhuma informação e entre em contato com os números oficiais ou vá até uma agência. 

 

Ademais, outros golpes comuns incluem o roubo de dados, geralmente através de e-mails, sites falsos e outros, lojas mal-intencionadas, etc. sendo assim, pode ocorrer online ou não. 

 

Também é essencial evitar o uso de wi-fi público, ter cuidado com as mensagens que responde, os cadastros que realiza e até com aquelas ofertas “incríveis demais”. 

 

Golpe no cartão de crédito: o que fazer?

 

Se você acabou caindo em algum golpe envolvendo cartões de crédito, o ideal é fazer um Boletim de Ocorrência.

 

Ainda que não seja uma prática comum entre os brasileiros, ao fazer isso, você terá um documento que formaliza tal situação. Como resultado, facilita a devolução do limite/valor. 

 

Mas você também deve notificar a instituição financeira do cartão. O que geralmente ocasiona o bloqueio temporário…

 

Como meio de evitar que novas ações criminosas sejam feitas. Porém, para isso, você precisa sempre conferir a sua fatura…

 

Para ter certeza do que está ali e evitar que alguma compra fraudulenta seja paga. Principalmente se o valor mensal é alto. 

 

Sendo assim, o primeiro passo é observar a sua fatura regularmente e ativar as notificações no seu celular.

 

Desse modo, sempre que uma compra for realizada, você saberá no mesmo instante. E ao notar qualquer compra que não reconhece,

 

Confira os dados que vão aparecer sobre aquela compra.  Se for confirmada a fraude, informe no mesmo instante o banco.

 

Frequentemente, as instituições financeiras disponibilizam no app essa função, permitindo que você bloqueie temporariamente. Isso evita novas tentativas de compra. 

 

Em seguida, reúna todos os dados da compra, como nome da empresa, valor, se foi parcelado, etc.

 

Vá até a delegacia mais próxima ou preencha um B.O online. Com esse documento em mãos, será mais fácil solicitar o ressarcimento da compra. 

 

Uma dica para as compras fraudulentas físicas é sempre informar o local no qual você estava naquele instante. Já que é mais uma prova da ação criminosa. 

 

Importante 

 

Mesmo fazendo tudo isso, o banco pode solicitar mais informações e documentos para registrar essa ocorrência. 

 

Ao mesmo tempo, o prazo para regularizar a situação, em alguns casos, pode chegar a 15 dias. 

 

Mensagens, e-mails e outras

 

Caso você receba qualquer notificação solicitando informações sobre o seu cartão ou pessoais…

 

Como data de nascimento e CPF, via SMS, e-mail ou mesmo no WhatsApp, desconsidere!  Não passe nenhuma informação através desses canais ou mesmo em ligações. 

 

É válido considerar que, se o banco entrar em contato para resolver qualquer questão, ele terá esses dados, pedindo apenas que você confirme. Ao invés de fornecer. 

 

O ideal é que, ao receber qualquer tipo de solicitação, denuncie e bloqueie, evitando que tentem entrar em contato novamente. 

 

Um golpe que vem ficando mais comum é o envio de e-mails ou mensagens dizendo que você tem pontos a expirar.

 

Nesses, você precisa clicar em algum link ou imagem. Ao fazer isso, o seu aparelho é infectado…

 

Com vírus que roubam os seus dados. Portanto, não clique e veja tudo isso usando apenas os canais oficiais. 

 

Como se proteger – Dicas para evitar golpes 

 

Por fim, separamos as melhores dicas para se proteger dos golpes de cartão de crédito. Mas é interessante sempre acompanhar as notícias e ficar em alerta, caso novos apareçam por aí. 

 

Nunca forneça nenhuma informação 

 

Como já foi falado, a regra básica é nunca fornecer nenhum tipo de dado, principalmente através de mensagens e ligações. O banco não pede esse tipo de informação. 

 

Seja em ligações ou mesmo se alguém aparecer no seu portão dizendo que é do banco: não entregue o cartão, não informe nada e, se insistir, chame a polícia. 

 

Comprar online e golpes no cartão de crédito 

 

Os golpes na internet são comuns, já que é um ambiente onde os criminosos se escondem e agem rapidamente. 

 

Por isso, reunimos as dicas que vão te ajudar a se proteger, mas sem comprometer suas compras: 

  • Use apenas sites confiáveis (eles devem ter política interna e aquele cadeado verde na URL); 
  • Evite acessar sites que não conhecem ou que parecem duvidosos; 
  • Sempre que a promoção for muito absurda, desconfie e não compre; 
  • Sempre deixe o app do banco para enviar notificações de compras, tentativas e acessos; 
  • Use apenas o cartão virtual para compras online; 
  • Após a compra, exclua todos os dados do cartão do site; 
  • Fique de olho na fatura; 
  • Evite o uso de cartões de crédito em locais físicos que não conheça ou duvidosos; 
  • Desative o pagamento por aproximação; 
  • Nunca dê o seu cartão para ninguém, sob nenhuma hipótese. 

Limite o valor de compra 

 

Muitos apps de bancos permitem que você defina um valor máximo para compras. A dica é usar essa função e sempre deixar o valor mais baixo possível.

 

Assim, quando for usar, é só alterar no app. Com isso, mesmo que os criminosos tentem fazer compras, a operadora do cartão não libera a função. 

 

Outras dicas para evitar golpes no cartão de crédito 

 

Enfim, se precisar descartar o seu cartão, o ideal é danificar o item o máximo possível. Ou seja, recorte em pequenos pedaços (principalmente o chip)…

 

jogue em lixos diferentes (em dias diferentes), raspe os dados (como o código) com uma moeda ou chave, etc. Deixe-o ilegível. 

 

Além disso, sempre atualize o app, confirme se as notificações estão ativadas, olhe regularmente a fatura e não empreste o cartão para ninguém. 

 

Uma dica extra é usar as carteiras para realizar as compras, já que isso evita que você informe os dados do cartão diretamente para a loja/site.

 

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