Qualquer pagamento deverá ser realizado diretamente no CNPJ da empresa ou através de link enviado pela mesma, não haverá cobrança em nome de pessoa física, advogado ou CNPJ diverso.
Inadimplência: 5 Consequências para afetar sua vida

Inadimplência: 5 Consequências para afetar sua vida

Inadimplência é um termo utilizado no mundo das finanças. Esse termo remete a um momento de deficiência financeira, quando resumindo sua organização financeira falhou e está correndo o risco de ter seu nome incluso na lista de endividados no Brasil, como SPC ou Serasa.

Costumo dizer aqui em nossos artigos sobre finanças que um dos maiores problemas por trás disso tudo é você não conseguir dimensionar a situação com a atual importância que se deveria ter em um tema tão rotineiro e que atinge milhares de famílias brasileiras. 

Muitas vezes por falta de interesse, mas é importante mergulhar de cabeça nesse assunto para entender como isso pode impactar financeiramente nas restrições que podem vir aparecer após chegar nesse patamar de inadimplência. 

Para te ajudar nisso, preparamos esse conteúdo com as principais dicas e algumas consequências que podem afetar sua vida. Vamos lá!

Mas afinal, o que é a inadimplência?

Indo direto ao ponto, a palavra “inadimplência” se refere a dívidas que não foram quitadas até o prazo estabelecido como vencimento. Com isso, o inadimplente é aquela pessoa que por algum motivo ou razão não consegue pagar suas contas.

Falando assim até parece algo simples, mas acredite, não é. A inadimplência pode causar sérios problemas e em algumas famílias até pode ser motivo de separação e brigas desgastantes. Ao atrasar boletos e ir acumulando, acontece o famoso “nome sujo”, seu CPF será incluso na lista de restrições e a partir disso a tendência é piorar, pois encontrará pelo caminho diversas restrições financeiras, até mesmo para as mais simples, como por exemplo a abertura de uma nova conta-corrente. 

Risco de Inadimplência

Para evitar que essa situação de inadimplência aconteça é preciso não fechar os olhos e seguir fielmente as dicas que empresas dão ao analisar o risco e a gravidade do problema. 

Algumas empresas, pensando justamente nesse risco de inadimplência acabam escolhendo em oferecer prazos menores para pagamentos, já outras escolhem só pagamentos via boleto e não aceitam pagamento por cartão de crédito. 

Com relação a instituições financeiras essa análise já é um pouco mais longa, e uma das formas de avaliação utilizada é a famosa pontuação do score, se a pontuação estiver baixa, significa que existem dívidas não pagas, valores de empréstimos ou financiamento atrasado que caracterizam a inadimplência. 

Nessas situações, as instituições podem encarar como um problema, e caso esteja com o nome limpo, o consumidor mesmo assim já teve problemas para honrar com suas obrigações financeiras, então caso o banco libere algum cheque especial, empréstimo ou cartão de crédito o consumidor terá chances de faltar com o pagamento mensalmente. Algumas instituições podem optar por liberar aos poucos o crédito, e ao sentir durante o tempo que vem arcando com suas responsabilidades financeiras da forma correta libera o valor total solicitado. 

Consequências da Inadimplência

Como mencionamos as consequências de estar inadimplente tem desde a mais leve até a mais grave. Geralmente a mais comum é ter crédito negado. Mas esse não é o único motivo que pode impactar financeiramente a vida de uma pessoa com alguma pendência financeira.

Confira a seguir as 5 principais consequências para aqueles que se encontram nessa situação de inadimplência.

Multas e Juros 

Quando a dívida é cartão de crédito ou cheque especial a cobrança de juros é extremamente alta dificultando ainda mais a realização do pagamento da sua dívida. 

Mas de qualquer forma ainda existe a possibilidade de sair prejudicado nessa história. Pois é comum que instituições abusem do poder para fazer cobranças abusivas e inserir taxas indevidas. 

Restrições para novas solicitações de crédito

Esse provavelmente será um dos mais impactantes. Muitas pessoas pensam “E se eu pedir um empréstimo para pagar essa dívida e vou pagando o empréstimo depois”. Aí se encontra o problema, uma pessoa endividada não é vista com bons olhos para novas liberações financeiras. Sendo assim, empréstimo pessoal, cheque especial, cartão de crédito, abertura de conta-corrente ou até mesmo financiamento serão barrados. 

Como dar um start na recuperação financeira dessa forma?

Bloqueio de alguns serviços

Essa opção em questão está relacionada a contas como por exemplo luz, água, telefone, internet, que caso não pagas em dia além de entrar na inadimplência correrá o risco de ter esses serviços cortados geralmente após a terceira parcela em atraso, mas não é uma regra fixa.

Vale a pena correr o risco?

Problemas Judiciais

Esse pode trazer uma dor de cabeça e tanto. Geralmente em casos de financiamento, empréstimo pessoal corre o risco de ter o bem penhorado.

A Busca e Apreensão tem a finalidade de pegar de volta o produto adquirido para ser leiloado e cobrir a dívida em aberto. Então a qualquer momento a instituição financeira tem esse direito. Desde que seja mencionado nesta cláusula no contrato como “alienação fiduciária”.

Saúde mental

Quando vai chegando o dia de pagar o aluguel ou qualquer outra conta já bate aquele desespero de não ter o dinheiro. Imagina quando a inadimplência se instala e seu nome entra na lista de CPF inativos. O estresse e até mesmo crises de ansiedade podem ser um dos grandes problemas que esse momento financeiro delicado pode trazer de brinde.

Quero sair da Inadimplência

No momento em que você recebe uma ligação ou carta de cobrança falando sobre busca e apreensão do veículo, não quer dizer que o processo já está correndo. É apenas uma forma de te notificar de que pode acontecer em breve caso a empresa não registre o pagamento das parcelas.

Então, não se desespere e ou faça alguma besteira sem pensar, mantenha a calma e respire fundo. Pois você ainda tem um pequeno tempo para negociar a dívida e evitar perder o seu bem com uma consultoria que seja especializada.

A constituição brasileira no art. 5º assegura que, “Todo cidadão tem o direito de pedir a revisão dos seus contratos na Justiça, caso sinta-se lesado de alguma maneira”. Além do mais, o Código de Defesa do Consumidor estabelece, em seu artigo 39, que “é vedado ao fornecedor de produtos e serviços, dentre outras práticas abusivas, exigir do consumidor vantagem manifestamente excessiva”, e mesmo que você já tenha contraído a dívida, ainda assim é possível recorrer.

O que poucos sabem é que existe um recurso chamado revisão contratual, que basicamente busca por essas inconsistências e que as repara na justiça. Na B&G Soluções Financeiras você encontra profissionais peritos que farão uma análise minuciosa no seu contrato com intuito de eliminar essas cobranças indevidas e reduzir as parcelas do financiamento do seu veículo.

 

Navegação por tópicos

O que achou deste conteúdo?
5/5
cropped-Logo-BG_site-1.png

A B&G Soluções nasceu com o propósito de promover o melhor atendimento, a melhor negociação e o melhor acordo para nossos clientes. Buscamos identificar e remover possíveis taxas indevidas e valores abusivos em contratos e cobranças de parcelas em atraso.

Ⓒ 2021 – Todos os direitos reservados a B&G Soluções| CNPJ: 35.100.045/0001-12

B&G Soluções
Online

Olá, tudo bem? Que tal realizar agora uma análise gratuita do seu contrato de financiamento? Você pode estar pagando juros excessivos sem saber.