O endividamento é muito comum na sociedade consumista moderna. Dívidas que não podem ser pagas tornaram-se uma verdadeira doença financeira.
É importante aprender a controlar o dinheiro para evitar situações caóticas de endividamento e inadimplência. Todavia, é importante saber também se a instituição credora é honesta em suas cobranças ou se está se aproveitando para inserir juros ilegais na dívida. Como saber se estão cobrando juros abusivos em minhas dívidas? Confira o artigo sobre o assunto!
Como identificar juros abusivos?
Para identificar os juros são abusivos, antes de mais nada calcule o valor efetivo que está sendo cobrado, comparando aos juros da média do mercado.
Para isso, busque uma empresa especializada que realize o cálculo exato do valor da sua parcela do financiamento ou utilize simuladores gratuitos, como a calculadora do cidadão, por exemplo, que é disponibilizada pelo Banco Central, que fazem o cálculo automaticamente.
E que possibilitam saber o valor que será pago ao final do financiamento e qual o total de juros, descobrindo se estão de acordo com as práticas do mercado ou se os juros são abusivos.
Para este fim, basta acessar a Calculadora e preencher os seguintes campos:
- O número total de meses do financiamento;
- A taxa de juros mensal em porcentagem;
- Valor da prestação e o valor financiado, sem incluir o valor da entrada.
Orientação especializada
O mundo dos negócios e das finanças nem sempre é fácil de ser compreendido. Sem o devido conhecimento sobre os procedimentos adotados, sem a capacidade necessária para ler e interpretar contratos, a pessoa pode ficar perdida no meio de cláusulas e leis e acabar se tornando vítima de golpes e de abusos, como a cobrança indevida de taxas e juros. Assim, é aconselhável que se busque orientação especializada.
Existem empresas, compostas por advogados e outros profissionais, que podem oferecer auxílio nessa área, interpretando os contratos, tirando as dúvidas, explicando as leis e esclarecendo se há ou não juros ilegais sendo cobrados.
A Justiça e os juros extorsivos
A Justiça considera ilegal a cobrança de juros acima da média praticada no mercado, bem como de taxas indevidas na contratação de um financiamento.
Taxas que são ilegais
Conforme a Justiça são ilegais as taxas para: Abertura de crédito; Emissão de boleto; Avaliação de bens e de serviços de terceiros (a não ser que tudo fique esclarecido durante a contratação); Inadimplência no modelo de “comissão de permanência” quando cumulada com correção monetária, juros e moratória. Essas taxas devem ser eliminadas e o consumidor tem direito ao ressarcimento em dobro desses valores conforme o Código de Defesa do Consumidor (CDC).
O CDC também determina que taxas que se relacionam a serviços de interesse do próprio banco não podem ser cobradas do cliente. A Justiça manda fazer o desconto e recalcular as parcelas.
Redução de juros abusivos
O Tribunal de Justiça determina que a taxa de juros cobrada pelos bancos deve seguir a taxa média do mercado, divulgada mensalmente pelo Banco Central. Para cálculo, se aplica o percentual vigente na data de assinatura do contrato.
Há diferenças, por exemplo, entre a taxa média para financiamento de veículos e empréstimo pessoal (importa estar sempre informado sobre os respectivos valores). Se a taxa de juros não estiver informada expressamente no contrato ou quando for verificado abuso na contratação, a Justiça pode determinar a aplicação média do mercado.
A regra geral é que o teto para cobrança de juros é a taxa média divulgada pelo Banco Central no momento da contratação. A capitalização de juros mês a mês também é ilegal (a não ser que esteja expressa no contrato) de qualquer forma, a capitalização simples é a regra.
Se estiver sofrendo juros abusivos, não demore: busque seus direitos! Na B&G, você conta com especialistas em análise de contratos e matemática financeira que vão analisar minuciosamente todas as cláusulas do financiamento do seu veículo para identificar e remover qualquer cobrança ilegal, sejam Taxas Irregulares, Tarifas Excessivas e Juros Abusivos.
Além disso, pleiteamos também a compensação dos valores pagos anteriormente em forma de desconto nos valores vigentes, proporcionando assim que você tenha a oportunidade de Quitar o Financiamento do Veículo pelo menor valor.
Portanto, não hesite em contar com o auxílio da principal referência do mercado nacional! Acesse nosso site clicando aqui e veja o que podemos fazer por você! Se preferir, entre em contato com um especialista por meio de nossas redes sociais e Facebook. Estamos sempre a postos para te ajudar.