Ter um veículo pode facilitar a vida do brasileiro hoje em dia, principalmente para quem tem filhos. Isso pela facilidade de deslocamento e também agilidade em ir de um lugar para o outro. Sobretudo, antes de tomar essa decisão que pode interferir em muitos setores na sua vida, principalmente na vida financeira, é importante saber quanto isso vai custar para manter.
O gasto mensal que terá com um carro não será baixo, principalmente levando em consideração se for usar com muita frequência. Confira no artigo de hoje tudo que deve ser levado em consideração para se organizar financeiramente.
Quanto vai custar manter um carro hoje em dia?
Não é possível darmos um valor exato de quanto será gasto, isso porque vai depender muito do modelo de carro adquirido. Quanto mais usar o veículo, mais terá que gastar com combustível, manutenção do veículo, troca de peças, entre outras coisas.
Quais gastos devo levar em consideração?
Para conseguir ter uma dimensão de quanto gastaria para manter é necessário levar em consideração pelo menos alguns fatores, como por exemplo:
- Valor de compra (parcelas ou financiamento);
- Quilometragem média;
- Consumo médio;
- Valor do combustível;
- IPVA;
- Manutenção;
- Seguro.
Quanto deve ser a renda para comprar um veículo?
Bom, antes de qualquer coisa isso vai depender muito do valor da sua renda mensal, sendo assim, para essa pergunta não temos uma resposta exata já que o custo com o automóvel pode ser variável também.
Uma boa opção é seguir o método 50-30-20 para a distribuição da sua renda. É simples e fácil de se adaptar com essa opção, incluindo no seu orçamento. Esse método diz o seguinte:
- 50% para gastos essenciais (aluguel, contas, mercado, plano de saúde, etc);
- 30% para gastos supérfluos (roupa nova, jantar, viagens, outros);
- 20% para dívidas ou investimentos.
Seguindo esse método como exemplo para se organizar financeiramente, os gastos com automóvel devem estar na primeira opção, dentro dos 50%. Com isso, para conseguir descobrir se pode arcar com um carro com sua renda atual faça o seguinte:
- some todos os ganhos mensal
- separe desse valor metade, sendo os 50% para gastos essenciais conforme mencionamos;
- Some todos os custos obrigatórios, como por exemplo o aluguel, contas fixas, mercado, entre outras.
Após somar, esses valores somados estão abaixo dos 50%? Quando se soma o custo do carro mais os gastos essenciais, permanece abaixo dos 50%?
Se a resposta para essa pergunta for SIM, será possível arcar com os gastos do carro sem problema algum. Agora se a conta não bater, as despesas de um carro não podem ser inseridas no seu orçamento, caso isso ocorra, terá grandes problemas com suas finanças futuramente.
Quer economizar com a gasolina? Confira algumas dicas
Pode-se dizer que dentre os gastos mensais que se tem com um automóvel, a gasolina é um dos mais temidos, pois é um dos dos gastos que mais pesa no bolso.
Por isso, listamos algumas dicas a seguir:
- Troque de marcha no momento certo: Procure fazer a troca das marchas sempre na rotação adequada: se o seu veículo tiver contador de giros, opte sempre por trabalhar o motor na rotação abaixo ao regime do torque máximo. Aliás, evite que o ponteiro chegue próximo à rotação de potência máxima (em caso de dúvidas, consulte o manual do proprietário de seu veículo ou faça uma busca do modelo na internet).
- Faça manutenção preventiva, incluindo as peças do veículo, alinhamento e balanceamento: com as peças funcionando perfeitamente, você evita que o carro precise “se esforçar” além do necessário e gastar mais combustível;
- Atenção ao ar-condicionado: O uso do ar-condicionado em estradas e rodovias pode ajudar, e muito, a economizar alguns litros de combustível. Isso porque as janelas fechadas ajudam muito na aerodinâmica do veículo e contribuem para o aumento da performance.
- Calibre seus pneus: se ficar rodando com pneus vazios demais, o atrito com a via pode ser maior, levando o carro a se forçar para andar, e também que gaste mais combustível.
- Evite acelerar ou frear bruscamente: Acelerações bruscas exigem maior consumo de combustível. Portanto, tente pisar leve no acelerador. Pode até não parecer, mas assim você consegue economizar uma boa quantidade de combustível.
Agora temos uma dica de economia importantíssima para quem financiou um carro e está pagando muito alto nas parcelas. Na B&G Soluções Financeiras você encontra serviços especializados para reduzir as prestações do seu veículo eliminando cobranças indevidas como valores de Juros Abusivos, Taxas Irregulares e Tarifas Excessivas com condições especiais de pagamento para você Quitar o Financiamento pagando o menor valor.
Portanto não perca mais tempo! Clique aqui, conheça nossos serviços e comece a economizar agora mesmo com a B&G Soluções Financeiras. Se preferir, entre em contato com um de nossos consultores. Estamos sempre a postos para te ajudar.