Você tem alguma dívida, está com o nome sujo na praça, porém precisa solicitar um empréstimo? Hoje em dia, com a situação das famílias brasileiras cada vez mais complicada, esse vem sendo o único recurso de algumas pessoas. A B&G Negociações no artigo abordará esse tema de modo a encontrar alguma saída.
Antes de mais nada, não se sinta culpado por estar nessa situação, você não é o primeiro e nem será o último a ter o nome na lista de inadimplentes brasileiros. Isso porque com base em pesquisas, um levantamento feito pelo Mapa da Inadimplência e Renegociação de Dívidas no Brasil, realizado pela instituição Serasa, mostra que 65 milhões de brasileiros tinham dívidas em fevereiro, uma alta de 0,54% quando comparada a janeiro.
Algumas empresas podem liberar empréstimos mesmo estando com o nome sujo, como, por exemplo: Banco do Brasil, Creditas, Jeitto ou Finanzero. Agora, para conseguir avaliar qual a opção de empréstimo que mais se encaixa no seu perfil financeiro no momento, é necessário indispensavelmente observar o Custo Efetivo Total, que nada mais é quanto irá pagar no final pelo empréstimo, isso já incluindo juros, tarifas e alguns encargos.
Empréstimo Consignado
Essa opção de empréstimo destina-se mais ao funcionário público, pensionista ou aposentado. Quando se é liberado o empréstimo, a aposentadoria do aposentado ou do salário do funcionário público recebe um desconto. É possível consultar a lista de quanto é cobrado por todos os bancos neste link do Banco Central.
Penhor
Nessa opção, a instituição recebe um bem como uma forma de garantia caso tenha o descumprimento no pagamento da dívida. Se chegar nessa situação, você irá perder o bem. Existe também a opção de realizar penhora de joias, que geralmente só a Caixa Econômica realiza.
Para solicitar essa modalidade é necessário ir em agências que estão disponíveis para esse tipo de operação, nem todas realizam. Os documentos solicitados são: RG, CPF, e um comprovante de residência mais recente.
Caso o pagamento da dívida não seja realizado um prazo será definido e ao final dele caso não seja cumprido o acordo após 30 dias as joias vão a leilão.
Empréstimo com garantia
Bom, assim como o nome já deixa a entender, o empréstimo com garantia é realizado com algo que possa ser usado em troca. Pode-se usar bens grandes como casas e carros, e até mesmo um aparelho de celular. O valor do empréstimo não pode ultrapassar 60% de quanto vale o empréstimo.
A opção de garantia com seu veículo, pode ser chamada também de financiamento. Geralmente as condições de pagamento são melhores, com juros mais baixos e acessível para pagamento, além de condições de pagamento mais vantajosas com relação a prazos.
Empréstimo com garantia de FGTS
Essa modalidade é para aqueles que optam pelo saque-aniversário e tem mais de R$300,00 no fundo, essas são as regras básicas. Com essa opção, você terá acesso como uma forma de “adiantamento” daquele valor que seria sacado na sua rescisão, ativando essa opção será disponibilizado a qualquer momento após a avaliação.
Como é liberado esse valor?
Se você pediu o saque-aniversário, mas nasceu em janeiro, só terá realmente direito de recebê-lo em janeiro. Porém, se optar pelo adiantamento, vai receber esse valor antes. Mas nem tudo é um mar de rosas assim como parece. Essa modalidade existe cobrança de juros que pode variar de acordo com o banco escolhido.
Financeiras
Consulta-se sempre o histórico bancário do cliente nessas solicitações de empréstimos. Dito isso então, se você é um bom pagador, pode ter acesso a juros um pouco melhores. A taxa de juros cobrada pelas instituições financeiras pode variar ATÉ 20%.
O Banco Central deve regulamentar todos e quaisquer instituições financeiras. Além disso, não pode haver exigência de nenhum valor adiantado para ser liberado o empréstimo. Caso tenha dúvidas, realize uma consulta para visualizar se Banco Central. Clique aqui.
Algumas dicas importantes da B&G para quem está com o nome sujo
Mesmo no momento de desespero pare e respire fundo, o importante é sempre analisar todas as opções que você tem com cuidado para não cair em armadilhas e furadas, ou pior ainda, acabar pagando por juros muito altos que fogem da realidade imposta pelo Banco Central. Independentemente do tipo de empréstimo que você for solicitar, certifique-se bem de que a instituição com quem você quer fechar negócio esteja registrada e autorizada pelo Banco Central conforme mencionamos no artigo.
Caso precise de alguma ajuda, saiba que somos especialistas em contratos financeiros, na B&G Solução Financeira você encontra profissionais peritos que farão uma análise minuciosa no seu contrato com intuito de eliminar essas cobranças indevidas e reduzir as parcelas do financiamento do seu veículo.
Faça agora mesmo uma simulação gratuita. Acesse o nosso site e descubra dentro de poucos instantes, o quanto podemos reduzir dos seus valores em aberto. Se preferir, entre em contato com um de nossos consultores por meio de nossas redes sociais, estamos sempre dispostos para te ajudar.
Achou interessante? Você pode fazer sua análise entrando em contato com um de nossos especialistas.