Quando falamos em “Carro de Leilão” duas coisas importantes à cabeça: baixo custo e insegurança. Isso acontece porque os carros podem ir a um leilão por diversos motivos e, ao avaliar um carro em leilão, o comprador tem limitações para descobrir o que há de errado. Neste artigo contamos para você tudo o que precisa saber, desde cuidados até os benefícios desse tipo de aquisição de veículo.
Carros com valor 10, 20 ou até 50% abaixo do valor da FIPE estão presentes em leilões, que estão a tornar cada vez mais populares. Como tudo no mundo, os leilões presenciais também foram impactados pela pandemia do COVID-19, então deu-se início a modalidade dos leilões online, o que facilitou o acesso de muitas pessoas, que não pode ser deslocar até os locais anteriores, a esses carros com baixo custo.
É preciso estar atento porque nem todos os leilões são aprovados. Pode acontecer, por exemplo, o veículo ter seu chassi adulterado, algo que o leiloeiro não informar ao usuário e o mesmo não tem como saber, e esta alteração é uma das possíveis causas de se ter impeditivos ao tentar regularizar o veículo.
Um leilão pode ser feito por financeiras, seguradoras, Detran e mais, desde que autorizado pela Prefeitura Municipal. Em todo o caso, o usuário deve ser informado sobre todos os problemas do carro no ato da compra, incluindo uma possibilidade de recusa do seguro, que trataremos em um artigo a seguir.
Origem dos carros que vão para leilão
Diferenças entre leilões
No âmbito privado, existem leilões de tipos diferentes, cada um deles tendo suas especificações e tipos de veículo que ele pode ter.
- Bancos: quase sempre, os veículos em leilão de banco de veículos são recuperados de financiamentos. Ou seja: geralmente são bens que foram financiados por pessoas físicas e, como elas aprovação de pagar as prestações, a instituição pode apreender o automóvel e civil-lo a leilão. Caso tenha dúvidas você pode ler nosso artigo: O que é Busca e Apreensão .
- Seguradoras: são carros sinistrados e / ou recuperados, e é justamente aí que é preciso ter muita atenção. Isso porque existem três graus de sinistralidade, que podem impedir que o arrematador consiga fazer o seguro do veículo adquirido:
- Pequena monta: o veículo sofreu danos de natureza leve, que não abalaram o monobloco / longarina ou a estrutura (algumas seguradoras têm planos de coberturas especiais para esse bem).
- Média monta: o carro sofreu um dano mais grave e a maioria das seguradoras não faz apólice para esse tipo de automóvel. Além disso, alguns são proibidos de circular: é preciso fazer o conserto, submeter o veículo a uma vistoria no Detran e obter laudo com restrição gravada no documento, que tem validade de 30 dias, podendo ser prorrogado por mais 30. Então, é preciso saber aproximadamente quanto será gasto no conserto e na regularização, e quanto tempo isso demandará. Se o lance estiver muito próximo ao valor de mercado, não vale a pena.
- Grande monta: é a famosa e temida perda total (popularmente conhecida como “PT”). O carro só serve de sucata e geralmente é adquirido por empresas especializadas e de ferro-velho.
- Roubo e furto: bom lembrar que no leilão originário de seguradoras existem também os veículos frutos de roubo e furto, que não sofreram sinistros e foram recuperados – mas cuja indenização já havia sido paga ao cliente. Apesar de algumas seguradoras fazerem restrições, boa parte das apólices para esse tipo de automóvel.
- Empresas: empresas de maior porte têm frotas próprias e com o tempo necessário renovar os veículos da frota. Em geral, são leilões de carros com ótima origem, bom histórico de manutenção e conservação, baixa quilometragem e que geralmente se refletem em bons negócios.
- Clássicos: é uma modalidade que cresce bastante. São modelos dos anos 1970 aos 1990 que são considerados critérios ou demonstram potencial valor histórico. Nesta modalidade, o contexto é diferente, já que o carro está no pregão, em geral, por uma opção do dono, e não obrigatoriamente por uma necessidade.
- Judiciais: são veículos geralmente apreendidos de processos investigativos e criminais ou de pendências nas justiças trabalhista e cível. Também podem ser boas oportunidades para se adquirir um carro em um estado de preço atraente, mas sempre é preciso ter uma assessoria jurídica para resolver questões pós-leilão.
Como encontrar os melhores leilões de carros agora?
Como os leilões estão acontecendo online, pesquisar por eles ficou mais fácil, mas para encontrar os melhores leilões, antes de tudo, é importante conhecer a história do leiloeiro no mercado e verificar sua reputação entre os participantes. Indicações de amigos e profissionais são boas fontes de informação.
Procure sabre:
- Há quanto tempo o leiloeiro atua no mercado;
- Quantos leilões o leiloeiro já executou;
- O que os participantes de leilões de carros online dizem sobre o leiloeiro;
- Qual o nível de satisfação dos arrematantes de lotes dos leilões pelo leiloeiro.
Verificar verificar essas informações, obter participar de um leilão online na plataforma do leiloeiro, como expectador, apenas para assistir à dinâmica dos lances e arremate. Vale, também, avaliar os lotes e a variedade oferecida na plataforma.
O que preciso saber para fazer uma boa compra?
Seleção
Faça uma seleção dos carros do seu interesse. Depois de conferir as informações sobre o estado do veículo no edital, no site do leiloeiro os dias de visitação dos lotes – mesmo na pandemia, muitos estão com agendamento e controle de entrada para visitação.
Você não pode virar a chave para ligar o motor, mas pode inspecionar bem o veículo. Se não estiver seguro, você pode convidar um profissional de sua confiança para te acompanhar, sim um mecânico ou funileiro.
Planejamento
Calculou o quanto você pode ou quer gastar? Então, veja qual lance máximo está dentro do seu orçamento, levando-se em consideração as taxas do pregão e também os custos que ainda eventualmente estão pendentes do carro, como IPVA, multas e outras pendências.
Que custos são esses? Além de multas pendentes e IPVA em atraso que você vai assumir ao comprar o veículo, os carros de leilão também trazem taxas administrativas. Tem a comissão do leiloeiro, de 5% sobre o valor arrematado, e a “Taxa de Pátio”, o tempo que aquele lote ocupou um galpão e que varia de leilão para leilão: entre R $ 500 e R $ 1.500. E não esqueça que, para a casa de leilões, o pagamento deve ser feito à vista. Há um prazo de 48 horas para que o arrematador pague pelo carro, sob pena de multa de até 20% do valor do lance ofertado.
Lance condicional: os leilões costumam ter algumas regras específicas também. Uma delas é o lance condicional, geralmente objetos de pregões judiciais ou extrajudiciais. É quando o pregão tem um valor mínimo para aquele bem, mas essa quantia não é atingida. Então, o leiloeiro reporta o lance mais próximo à Justiça e esta pode deferir, negar ou apresentar uma contraproposta. Se for negado, um novo pregão tem de ser realizado.
Pós-leilão
Separe também uma quantia para cobrir reparos e revisão do veículo. Por mais que o automóvel aparente estar em bom estado e seja de origem de frota de empresa ou mesmo judicial, não se tem certeza absoluta de como foi a manutenção daquele veículo antes de ir a leilão.
Lembre-se também que carros arrematados em pregões costumam ter uma desvalorização maior que a média do mercado, mesmo que eles sejam modelos sem histórico de sinistro. E os com esse histórico, quando são aceitos pelas seguradoras, costumam ser segurados com menos de 90% do valor de referência da tabela Fipe, mas isso é assunto para outro artigo!
Para escrever este artigo foram utilizados como base conteúdos do Mão na Roda, Autoesporte e Quatro Rodas.
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