Qualquer pagamento deverá ser realizado diretamente no CNPJ da empresa ou através de link enviado pela mesma, não haverá cobrança em nome de pessoa física, advogado ou CNPJ diverso.

Tudo que você precisa saber antes de comprar carro em leilão

Quando falamos em “Carro de Leilão” duas coisas importantes à cabeça: baixo custo e insegurança. Isso acontece porque os carros podem ir a um leilão por diversos motivos e, ao avaliar um carro em leilão, o comprador tem limitações para descobrir o que há de errado. Neste artigo contamos para você tudo o que precisa saber, desde cuidados até os benefícios desse tipo de aquisição de veículo.

Carros com valor 10, 20 ou até 50% abaixo do valor da FIPE estão presentes em leilões, que estão a tornar cada vez mais populares. Como tudo no mundo, os leilões presenciais também foram impactados pela pandemia do COVID-19, então deu-se início a modalidade dos leilões online, o que facilitou o acesso de muitas pessoas, que não pode ser deslocar até os locais anteriores, a esses carros com baixo custo.

É preciso estar atento porque nem todos os leilões são aprovados. Pode acontecer, por exemplo, o veículo ter seu chassi adulterado, algo que o leiloeiro não informar ao usuário e o mesmo não tem como saber, e esta alteração é uma das possíveis causas de se ter impeditivos ao tentar regularizar o veículo.

Um leilão pode ser feito por financeiras, seguradoras, Detran e mais, desde que autorizado pela Prefeitura Municipal. Em todo o caso, o usuário deve ser informado sobre todos os problemas do carro no ato da compra, incluindo uma possibilidade de recusa do seguro, que trataremos em um artigo a seguir.

 

Origem dos carros que vão para leilão

Diferenças entre leilões

No âmbito privado, existem leilões de tipos diferentes, cada um deles tendo suas especificações e tipos de veículo que ele pode ter.

  • Bancos: quase sempre, os veículos em leilão de banco de veículos são recuperados de financiamentos. Ou seja: geralmente são bens que foram financiados por pessoas físicas e, como elas aprovação de pagar as prestações, a instituição pode apreender o automóvel e civil-lo a leilão. Caso tenha dúvidas você pode ler nosso artigo: O que é Busca e Apreensão .
  • Seguradoras: são carros sinistrados e / ou recuperados, e é justamente aí que é preciso ter muita atenção. Isso porque existem três graus de sinistralidade, que podem impedir que o arrematador consiga fazer o seguro do veículo adquirido:
    • Pequena monta: o veículo sofreu danos de natureza leve, que não abalaram o monobloco / longarina ou a estrutura (algumas seguradoras têm planos de coberturas especiais para esse bem).
    • Média monta: o carro sofreu um dano mais grave e a maioria das seguradoras não faz apólice para esse tipo de automóvel. Além disso, alguns são proibidos de circular: é preciso fazer o conserto, submeter o veículo a uma vistoria no Detran e obter laudo com restrição gravada no documento, que tem validade de 30 dias, podendo ser prorrogado por mais 30. Então, é preciso saber aproximadamente quanto será gasto no conserto e na regularização, e quanto tempo isso demandará. Se o lance estiver muito próximo ao valor de mercado, não vale a pena.
    • Grande monta: é a famosa e temida perda total (popularmente conhecida como “PT”). O carro só serve de sucata e geralmente é adquirido por empresas especializadas e de ferro-velho.
    • Roubo e furto: bom lembrar que no leilão originário de seguradoras existem também os veículos frutos de roubo e furto, que não sofreram sinistros e foram recuperados – mas cuja indenização já havia sido paga ao cliente. Apesar de algumas seguradoras fazerem restrições, boa parte das apólices para esse tipo de automóvel.
  • Empresas: empresas de maior porte têm frotas próprias e com o tempo necessário renovar os veículos da frota. Em geral, são leilões de carros com ótima origem, bom histórico de manutenção e conservação, baixa quilometragem e que geralmente se refletem em bons negócios.
  • Clássicos: é uma modalidade que cresce bastante. São modelos dos anos 1970 aos 1990 que são considerados critérios ou demonstram potencial valor histórico. Nesta modalidade, o contexto é diferente, já que o carro está no pregão, em geral, por uma opção do dono, e não obrigatoriamente por uma necessidade.
  • Judiciais: são veículos geralmente apreendidos de processos investigativos e criminais ou de pendências nas justiças trabalhista e cível. Também podem ser boas oportunidades para se adquirir um carro em um estado de preço atraente, mas sempre é preciso ter uma assessoria jurídica para resolver questões pós-leilão.

Como encontrar os melhores leilões de carros agora?

Como os leilões estão acontecendo online, pesquisar por eles ficou mais fácil, mas para encontrar os melhores leilões, antes de tudo, é importante conhecer a história do leiloeiro no mercado e verificar sua reputação entre os participantes. Indicações de amigos e profissionais são boas fontes de informação.
Procure sabre:

  • Há quanto tempo o leiloeiro atua no mercado;
  • Quantos leilões o leiloeiro já executou;
  • O que os participantes de leilões de carros online dizem sobre o leiloeiro;
  • Qual o nível de satisfação dos arrematantes de lotes dos leilões pelo leiloeiro.

Verificar verificar essas informações, obter participar de um leilão online na plataforma do leiloeiro, como expectador, apenas para assistir à dinâmica dos lances e arremate. Vale, também, avaliar os lotes e a variedade oferecida na plataforma.

O que preciso saber para fazer uma boa compra?

 

Seleção

           Faça uma seleção dos carros do seu interesse. Depois de conferir as informações sobre o estado do veículo no edital, no site do leiloeiro os dias de visitação dos lotes – mesmo na pandemia, muitos estão com agendamento e controle de entrada para visitação.

 

Você não pode virar a chave para ligar o motor, mas pode inspecionar bem o veículo. Se não estiver seguro, você pode convidar um profissional de sua confiança para te acompanhar, sim um mecânico ou funileiro.

 

Planejamento

Calculou o quanto você pode ou quer gastar? Então, veja qual lance máximo está dentro do seu orçamento, levando-se em consideração as taxas do pregão e também os custos que ainda eventualmente estão pendentes do carro, como IPVA, multas e outras pendências.

 

Que custos são esses? Além de multas pendentes e IPVA em atraso que você vai assumir ao comprar o veículo, os carros de leilão também trazem taxas administrativas. Tem a comissão do leiloeiro, de 5% sobre o valor arrematado, e a “Taxa de Pátio”, o tempo que aquele lote ocupou um galpão e que varia de leilão para leilão: entre R $ 500 e R $ 1.500. E não esqueça que, para a casa de leilões, o pagamento deve ser feito à vista. Há um prazo de 48 horas para que o arrematador pague pelo carro, sob pena de multa de até 20% do valor do lance ofertado.

Lance condicional: os leilões costumam ter algumas regras específicas também. Uma delas é o lance condicional, geralmente objetos de pregões judiciais ou extrajudiciais. É quando o pregão tem um valor mínimo para aquele bem, mas essa quantia não é atingida. Então, o leiloeiro reporta o lance mais próximo à Justiça e esta pode deferir, negar ou apresentar uma contraproposta. Se for negado, um novo pregão tem de ser realizado.

 

Pós-leilão

Separe também uma quantia para cobrir reparos e revisão do veículo. Por mais que o automóvel aparente estar em bom estado e seja de origem de frota de empresa ou mesmo judicial, não se tem certeza absoluta de como foi a manutenção daquele veículo antes de ir a leilão.

 

Lembre-se também que carros arrematados em pregões costumam ter uma desvalorização maior que a média do mercado, mesmo que eles sejam modelos sem histórico de sinistro. E os com esse histórico, quando são aceitos pelas seguradoras, costumam ser segurados com menos de 90% do valor de referência da tabela Fipe, mas isso é assunto para outro artigo!

Para escrever este artigo foram utilizados como base conteúdos do Mão na Roda, Autoesporte e Quatro Rodas.

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